O Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar em escolas públicas e privadas formou cerca de 500 alunos no município de Ladário na noite de sexta-feira (8) em uma parceria com a prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da empresa Vale. Os estudantes receberam certificados e foi feita também a premiação das melhores redações. Os estudantes que tiveram redações premiadas receberam mochilas e foi sorteado um celular entre os participantes. Este ano o Proerd atendeu alunos das séries iniciais e 5º anos do ensino fundamental de todas as escolas da rede de ensino no município.
A solenidade de entrega de certificados e premiação das melhores redações contou com presença do comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar tenente coronel PM Joilson Queiroz Sant`Ana, do prefeito de Ladário José Antônio Assad, secretária municipal de educação professora Maria Eulina além de representantes da Marinha, Corpo de Bombeiros, empresa Vale, lideranças comunitárias, diretores de escolas, entidades de classe e famílias dos estudantes. O projeto Semear ficou responsável pelas apresentações culturais.
O prefeito de Ladário José Antônio ao fazer uso da palavra destacou a importância do Proerd na vida das crianças e suas famílias e principalmente na redução da criminalidade através da prevenção. Para ele, essa é a idade em que as crianças precisam receber mais atenção dos pais e do poder público, é o momento que elas começam a ter mais contato com o mundo e precisam ser orientadas da maneira correta para que não se envolvam com drogas e atos de violência.
“O trabalho de conscientização junto a essas crianças é de extrema importância já que o que elas aprendem será multiplicado junto à comunidade onde vivem,” disse o comandante do 6º BPM tenente coronel Joilson Queiroz de Sant´Ana.
O Proerd 6º BPM possui cinco instrutores atuando para atender as escolas de Corumbá e Ladário e no próximo mês serão formados estudantes de cinco escolas municipais e uma escola estadual em Corumbá. Para encerrar a solenidade os estudantes fizeram o compromisso Proerd onde se comprometem a se manter longe das drogas e violência e também multiplicar os ensinamentos recebidos.
Proerd
O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido nos Estados Unidos em 1983 e implantado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é aplicado pelas policias militares de todo o Brasil. O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência trabalha prevenção ao uso de drogas, violência, autoestima e prepara os estudantes a desenvolver técnicas que os ajudarão a se manter longe das drogas usando o Modelo de Tomada de Decisão Proerd através dos passos que devem seguir. O modelo de Tomada de Decisão no passo auxilia os estudantes a aprender a identificar o problema que estão enfrentando, analisar as opções levando em consideração os fatores negativos e positivos, fazer a escolha certa e avaliar essa escolha para saber que é a mais correta.
Por: Da Redação