No dia 30 de outubro 2013, o Comando do 6° Distrito Naval encaminhou uma aeronave a região de Porto Junqueira, próximo ao Rio Taquari a cerca de 120 km de Corumbá, para resgatar um homem que foi picado por uma cobra da espécie boca de sapo.
Segundo informações obtidas, o Sr. Eusébio Barbosa, de 50 anos, foi picado quando fazia uma cerca, após o incidente ele andou 5 horas até uma fazenda para realizar contato telefônico e pedir ajuda.
Durante o voo que teve duração de uma hora, o senhor foi acompanhado por um médico da Marinha do Brasil que prestou os primeiros socorros, e assim que chegou ao aeroporto de Corumbá foi encaminhado a uma ambulância do SAMU que o levou para o Hospital da cidade.
A cobra boca de sapo também chamada de jararaca é muito comum no Pantanal é considerada a cobra mais venenosa do Bioma. Pode parecer uma cobra inofensiva devido ao seu tamanho, cerca de um metro, mais seu veneno é muito potente podendo até matar.
O 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4) mais uma vez cumpre com primazia uma das suas atividades subsidiárias, que é a de realizar Evacuação Aeromédica. Atualmente o Esquadrão possui 2 aeronaves UH-12, que são de suma importância para região Pantaneira pois de deslocam com facilidade a regiões afastadas e de difícil acesso. Somente este ano já foram realizadas 5 evacuações.
Por: Da Redação