Ladário

Finalização do projeto de combate a exploração infantil é marcado por apresentações culturais

Stands e cartazes confeccionados pelos alunos

 

Stands e cartazes confeccionados pelos alunos

A Prefeitura de Ladário, através da Secretaria de Educação, assinou um convênio com o Ministério Público do Trabalho no dia 30 de julho para erradicação do trabalho infantil na cidade de Ladário. Trata-se do Projeto Ministério Público do Trabalho na Escola. As atividades educativas começaram a ser inseridas em quatro escolas municipais da cidade no inicio de agosto e forma finalizadas nesta terça-feira,08 de outubro no SSCH em Ladário.

O evento contou com a presença do prefeito, José Antonio Assad e Faria, da Secretária de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, do Procurador do MPT, Dr Cícero Rufino, da Tenente Gislaine Garcia representando o Contra Almirante da Marinha, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e dos gestores de todas as escolas participantes.

O projeto promovido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) tem por objetivo enfatizar a importância dos estudos na preparação da criança para o mundo do trabalho no tempo certo. Durante os dois meses que esteve vigente nas escolas o projeto procurou conscientizar a comunidade escolar, pais, alunos e professores sobre as consequências do trabalho infantil e sobre os direitos da criança.

As crianças participantes do projeto foram divididos entre os períodos matutino e vespertino variando do quinto ao nono ano. Os trabalhos foram orientados pelo Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr Cícero Rufino que durante todas as apresentações não escondeu o seu contentamento pelo resultado do trabalho realizado, “O trabalho obteve todo o êxito que esperávamos, as crianças realmente compreenderam a questão do trabalho infantil e isso foi visível através das apresentações que vimos aqui, usaram toda a sua criatividade para aprender, todos estão de parabéns”.

As Escolas Municipais Francisco Mendes Sampaio, Professor João Baptista, Farol do Norte e 17 de Março, trouxeram para a finalização do projeto stands e cartazes confeccionados pelos alunos, apresentações de teatro, dança, júri simulado, dramatizações e maquetes com o tema de combate ao trabalho infantil. As crianças do projeto Semear fizeram uma apresentação especial para o dia. Ao todo 800 crianças participaram do projeto.

Para a coordenadora do projeto em Ladário, Cláudia Velasquez, as crianças aderiram o projeto com entusiasmo , “ Durante todos esses meses elas se dedicaram ao assunto e hoje estão aqui mostrando para todos o de melhor de tudo que aprenderam, é muito gratificante poder ver que agora elas realmente entendem que lugar de criança é na escola”.

“ Achei muito divertido participar do projeto, nós aprendemos brincando sobre um assunto sério e também poder ver meus amigos todos aqui se apresentando e brincando ao mesmo tempo é bem legal”, disse o aluno da Escola Francisco Mendes Sampaio, Cauã Santos.

O prefeito, José Antonio, agradeceu ao Ministério Público Trabalho por ter dado a oportunidade de implantar novamente em Ladário um projeto de conscientização tão importante quanto este sobre o combate do trabalho infantil.

 

Por: Da Redação