Os dois CEI’s (Centros de Educação Infantil) que estão sendo construídos no bairro Guatós, parte alta da cidade, receberam a visita do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, na manhã desta 5ª feira, 19 de setembro. Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Luiz Mário Preza Romão, e da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, o chefe do executivo corumbaense vistoriou as obras que estão sendo realizadas através do somatório de recursos dos Governos Federal (PAC) e Municipal. Depois de concluídos, os Centros oferecerão mais 600 vagas em período integral para crianças de 0 à 5 anos de idade.
A primeira unidade visitada foi a que está sendo edificada na quadra 80, esquina das ruas Major Gama e José B. Maciel, e está orçada em mais de R$ 1,6 milhão. No local, serão oferecidas 196 vagas, sendo 100 destinadas para a pré-escola e 96 para os níveis I, II e III. A estrutura contará com sala de leitura, brinquedoteca, laboratório, salas administrativas, parquinho e outras ferramentas.
Já na quadra 83, as obras, que estavam paralisadas, foram retomadas assim que o prefeito Paulo assumiu o Governo Municipal e devem ser entregues no início de 2014. Neste CEI serão abertas 440 novas vagas, sendo 350 para pré-escola e 90 para os níveis I, II e III.
O prefeito destacou que não basta apenas entregar casas para a população, mas é preciso pensar no ser humano de forma integral. “Temos visto que, muitas vezes, há a preocupação com a casa, mas tem que estar junto com ela: a escola, a creche, a unidade de saúde. É isso que estamos fazendo aqui. Tudo isso vai dar uma tranquilidade a essas pessoas que moram na parte alta da cidade”, avaliou ao destacar que, desde o dia 10 de setembro, vem vistoriando as obras que estão sob o responsabilidade da Prefeitura. “Ressalto que todas estão em pleno andamento e com prazo de entrega”, afirmou.
Paulo Duarte ainda declarou que a Administração Municipal está preparando um plano para construção de novas casas, todas inseridas dentro de um planejamento que garante as estruturas básicas aos novos moradores.
Além das obras em construção, o prefeito revelou que um novo mecanismo de lazer vem sendo estudado para o município: são os parques lineares. “Serão áreas de lazer ao pé do morro, evitando também que haja a ocupação irregular, casas que fiquem em área de risco, então naturalmente, esses parques lineares vão fazer com que a gente dê um espaço de lazer e, ao mesmo tempo, impeça a ocupação ilegal”, falou ao vislumbrar. em futuro breve. uma nova apresentação da parte alta da cidade.
“Estamos pensando nessa área efetivamente longe do centro, mas que tenha todos os equipamentos: saúde, educação, lazer. Tenho certeza que nós vamos dar uma cara nova a essa região a partir do ano que vem”, frisou.
A visita também foi acompanhada pela vereadora, líder do Executivo na Câmara, Cristina Lanza, e de técnicos da Secretaria de Educação e engenheiros da Secretaria de Infra-Estrutura e Habitação e Serviços Públicos.
Por: Da Redação