O município de Ladário, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Senac, oferece para aos munícipes mais de 250 vagas para cursos profissionalizantes em Auxiliar de Recursos Humanos, auxiliar administrativo, cuidador de idosos, recepcionistas, organizador de eventos, garçom, auxiliar de comércio exterior e almoxarife. Para dar inicio a esses cursos e parabenizar a cidade pelos seus 235 anos, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a aula inaugural dos cursos profissionalizantes do Pronatec.
A mesa diretiva da aula foi composta pelos responsáveis da realização do curso na cidade, prefeito José Antonio Assad e Faria, o secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara, a superintendente do Centro de Integração da Cidadania, Jane Contu, a coordenadora do pró-jovem adolescente Elaine Gomes, a assessora do Pronatec pela Assistência Social, Marilene Souza e a gerente do Senac Corumbá, Patricia Grace Pereira da Silva.
A aula foi ministrada de forma diferente para os mais de 100 alunos presentes no auditório da Câmara. Para começar foi apresentado um vídeo educativo que teve como moral a vontade de vencer e crescer.
De acordo com a gerente do Senac em Corumbá, Patricia Grace, Ladário foi contemplada com o programa Pronatec, do Governo Federal, e a oportunidade deve ser aproveitada, “o mercado de trabalho tem muita oportunidade e o programa veio para suprir a necessidade de qualificação. Esforço e empenho são as palavras necessárias para vocês que estão tendo essa oportunidade, por isso é necessário comparecer as aulas para que no final o certificado seja entregue e reconhecido pelos contratantes”, disse.
A parceria da Secretaria de Educação e de associações fez com que os cursos fossem todos ministrados em Ladário. As aulas serão ministradas no PET, cine Ladário, Associação dos Moradores do Seac, Escola Municipal Marquês de Tamandaré e Igreja Presbiteriana.
Diferencial, foi a palavra dita pelo secretário de Assistência Social, Alexandre, ao que diz respeito ao mercado de trabalho, “para se ter um bom emprego é preciso ter um diferencial e para isso é necessário se capacitar e nós enquanto políticas públicas procuramos melhor a qualidade dos nossos futuros profissionais, porque o importante para o mercado de trabalho é saber onde ir e não ficar estacionados no mesmo lugar, e é por esse motivo que batalhamos esses cursos para vocês”.
Para finalizar a aula, a superintende da Casa da Cidadania, Jane Contu, ministrou uma palestra com o tema “Cresça e Apareça” que teve como objetivo incentivar os jovens a seguirem em frente e não desistir dos seus objetivos.
“É essencial que tenhamos um emprego para nos sustentar, crescer como pessoa e nada disso se consegue sem uma formação profissional”, disse o prefeito José Antonio, que ainda complementou que as oportunidades de emprego são de compromisso do prefeito, “a geração de empregos na cidade é de responsabilidade minha, é preciso conseguir oportunidades para que possam se realizar profissionalmente e por isso nós corremos atrás de parcerias como essa com o Senac”.
Oportunidades existentes
A Casa da Cidadania agora promove o gerenciamento de empregos na cidade, os cidadãos interessados devem se inscrever na área em que tem interesse e dessa forma a superintendência irá filtrar os empregos que encaixem com o perfil de cada um.
Também já são disponibilizados cursos à distância em parceria com o Instituto Federal com mais de 250 vagas.
Para quem estiver interessado em aprender informática básica e avançada, a Prefeitura coloca à disposição as salas de informáticas do município para toda a população que queira aprender. Para que as aulas tenham inicio é necessário que seja formada uma turma. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação