O Sindicato Rural de Corumbá reuniu, de 2 a 4 de agosto, integrantes do Programa de Lideranças Rurais de Mato Grosso do Sul (Líder MS), composta por cerca de 60 líderes sindicais da segunda turma do curso de especialização em liderança empreendedora do agronegócio, promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul).
Os dirigentes sindicais de diversos segmentos relacionados ao setor do agronegócio sul-mato-grossense participam de encontros itinerantes, já realizados em Campo Grande, Goiânia, Brasília e agora em Corumbá. O próximo será em Ponta Porã, no período de 2 a 4 de setembro. O curso tem carga horária de 360 horas, com duração prevista de 18 meses.
Mercado dinâmico
Corumbá sediou uma das dez etapas do programa promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) que visa formar profissionais estratégicos para o desenvolvimento do agronegócio no Estado, através de qualificação via Lato Senso, com aulas ministradas por professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o coordenador do Líder MS, o diretor de Assuntos Estratégicos do Sistema Famasul, Rogério Beretta, a capacitação é essencial diante do mercado do agronegócio, que se mostra cada vez mais dinâmico e exigente.“A necessidade de capacitar as lideranças é constante, já que o setor demanda cada vez mais profissionais aptos e com amplo conhecimento”, avalia Beretta.
O coordenador destaca ainda que a Famasul pretende ampliar a capacitação. Além da viagem à Brasília, o curso prevê uma viagem internacional. “Diante do sucesso do curso e da demanda de interessados, esperamos iniciar uma nova turma em 2015, logo após o término das aulas deste grupo que já participa do programa”, declara.
Pantanal
Durante a capacitação, o Líder MS desenvolve aulas relacionadas a aspectos econômicos, políticos, jurídicos, sociais e organizacionais, além de seminários e apresentação de casos de sucesso. Em Corumbá, na sexta-feira (dia 2), os líderes ruralistas assistiram a uma palestra do pecuarista e pesquisador da Embrapa Pantanal, Urbano Gomes de Abreu, no auditório do Sindicato Rural, relacionada às características da pecuária extensiva no bioma.
Por: Da Redação