Policiais do Pelotão de Trânsito do 6º Batalhão da Polícia Militar realizaram durante as férias escolares uma campanha de orientação contra o uso de cerol por parte de crianças, adolescentes e até adultos durante brincadeiras de soltar pipas. A campanha foi realizada em vários pontos de Corumbá, mas nos bairros Guatós e Loteamento Pantanal os policiais observaram um número maior de infração vindo a recolher cerca de vinte e um rolos de linha com cerol inclusive um rolo de linha importada, a mais perigosa.
O uso do cerol é proibido no Mato Grosso do Sul desde o ano de 2007 quando o governo do Estado sancionou a Lei n.º 3.436, de 19 de novembro que: “proíbe, no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul, a utilização de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas ou similares.” O descumprimento da Lei implica na apreensão de todo material e multa no valor de 20 Uferms (R$ 355,40). Caso o infrator reincida na infração a multa será aplicada em dobro e, se, o infrator for criança ou adolescente os pais ou responsáveis legais serão responsabilizados.
A realização da campanha durante as férias escolares é devida ao aumento de crianças nas ruas e campos abertos soltando pipas, a maioria usando cerol. O objetivo da campanha contra o uso do cerol é conscientizar as pessoas dos riscos oferecidos pelo uso desse tipo de material que dependendo do ferimento pode causar a morte de uma pessoa.
Por: Da Redação