Ladário

Ladário garante recursos para construção de três novas unidades de saúde

Posto no bairro Boa Esperança foi construído na primeira gestão de José Antonio (Foto: Divulgação)

 

Posto no bairro Boa Esperança foi construído na primeira gestão de José Antonio (Foto: Divulgação)

O prefeito José Antonio Assad e Faria anunciou a confirmação da liberação de recursos pelo Ministério da Saúde de R$ 1.328.000,00 mil para a construção de três novas unidades de estratégia da família em Ladário.

Esse benefício faz parte do Programa Nacional Requalifica SUS que disponibiliza recursos aos municípios de acordo com os critérios do SUS, são eles: acesso, integralidade, equidade e universalidade. A prefeitura entra com a contrapartida de disponibilização das áreas onde serão construídas as unidades.

Os bairros contemplados serão: Alta Floresta, Almirante Tamandaré e Nova Aliança. O recurso foi garantido através de projeto elaborado pela Prefeitura de Ladário através da Secretaria de Saúde em parceria com as demais secretarias.

Foi durante a primeira gestão do Prefeito José Antonio que Ladário conquistou a construção da sua primeira Unidade de Saúde própria, a Estratégia da Família Érico do Valle Loiza, do Bairro Boa Esperança que atende o Conjunto SEAC e adjacências, incluindo várias famílias de militares que moram nos prédios em frente à unidade e com a construção das três novas unidades, Ladário terá 80% de suas unidades de saúde em sede própria.

As obras irão passar por diversos procedimentos antes de serem iniciadas, como: a aprovação do projeto de infraestrutura conforme os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, o processo de licitação e a assinatura da ordem de serviço. Após resolver todas as questões burocráticas, as unidades terão o prazo de entrega de aproximadamente um ano.

A novidade para os novos postos será a construção de uma Estratégia da Saúde da Família de grande porte no bairro Almirante Tamandaré que comportará duas equipes.

De acordo com a Gerente de Unidade de Gestão Administrativa e Financeira, Marcela Mariana, a construção dos postos garantirá a população maior facilidade de acesso, melhores acomodações aos munícipes e servidores, garantindo uma saúde humanizada à toda a população ladarense.

Para facilitar o acesso e qualificar a saúde na cidade, a ideia é de dar inicio às obras já no mês de setembro e o planejamento para lotação de servidores efetivos que prevê a abertura de concurso público para compor o quadro de profissionais das três novas Estratégias de Saúde da Família.

O prefeito José Antonio, disse que pretende começar as obras até o final de setembro, cumprida essa etapa de tramitação legal e iniciando as obras não terá problemas de falta de recursos, e ainda completou “ Serão três unidades com quatro equipes da saúde da família, no bairro Almirante Tamandaré serão duas equipes. Nosso planejamento prevê concurso público para complementar o quadro de profissionais”. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação