A quinta edição de 2013 do Programa Social Povo das Águas começou nesta quinta-feira (25), no Porto Maracangalha. A expectativa da Prefeitura de Corumbá é atender mais de 200 famílias residentes na parte Alta do Pantanal. A ação termina só na próxima quarta-feira, quando a equipe multidisciplinar retorna à cidade.
“O Povo das Águas é um programa muito importante, não só para a Prefeitura, mas principalmente para a população ribeirinha, que necessita e conta com esse apoio do Poder Público”, afirmou o prefeito Paulo Duarte, que participou do embarque dos servidores na noite dessa quarta-feira, na Prainha Vermelha.
Paulo Duarte aproveitou o encontro para reafirmar o compromisso feito durante o I Fórum Regional das Mulheres do Campo e Ribeirinhas, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania no início dessa semana. “Nosso objetivo é fortalecer esse programa e aproximá-lo ainda mais das famílias pantaneiras”, destacou.
Em nome da equipe, formada por médicos, enfermeiras, vacinadoras, técnicas de enfermagem, agente de endemias, professoras, assistentes sociais, técnicos agrícolas e da Defesa Civil, a gestora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, Lilia Bezerra, agradeceu a confiança do prefeito no trabalho desempenhado junto aos ribeirinhos.
“Hoje a equipe tem um perfil próprio, tem uma sintonia interna muito grande, além do respeito e da amizade do público alvo da ação”, afirmou. O Povo das Águas é coordenado pela Secretaria de Governo, com a participação das secretarias de Saúde, Assistência Social e Cidadania, Educação, Produção Rural e da Defesa Civil.
Cronograma
Na sexta-feira, dia 26, o trabalho da equipe da Prefeitura estará no Porto do Zequinha, na região do Castelo, durante todo o período da manhã. No mesmo dia à tarde, o atendimento estará concentrado no Porto Santa Catarina, quando serão assistidos nos moradores da Paraguai Mirim e da Ilha Verde, das 14h às 17 horas.
No dia 27, sábado, a ação novamente atende duas regiões: durante a manhã, das 8h às 12h, os demais ribeirinhos do Paraguai Mirim, na Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança – Extensão Paraguai Mirim; e a tarde os moradores do São Francisco, Mato Grande, Bonfim e Chané, também das 14h às 17 horas.
O Programa Social continua no domingo, dia 28, na Barra do São Lourenço. A equipe estará concentrada na Extensão São Lourenço, das 8h às 15 horas. No dia 29 serão atendidos os ribeirinhos do São Lourenço, até o Porto Novo Horizonte, novamente das 8h às 15 horas. A ação termina na terça-feira, quando o trabalho será levado aos moradores das regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura.
Por: Da Redação