O monumento artístico do peixe Dourado, que fica localizado na avenida 14 de Março, na entrada principal da cidade de Ladário, foi alvo de vandalismo essa semana.
O peixe, feito pelo artista plástico Cleir Ávila Ferreira Junior, teve sua iluminação composta por refletores completamente destruída. Os vândalos espalharam lixo por todo o espelho d’ águas do chafariz, arrancaram a placa de identificação da obra e ainda danificaram a pintura da escultura. O fato foi constatado pela Gerência de Meio Ambiente que registrou a ocorrência junto à Polícia Civil.
Este não é um ato de vandalismo isolado, freqüentemente lâmpadas da cidade são danificadas por delinquentes que aproveitam a falta de iluminação para praticar delitos na cidade.
“Atualmente temos verificado ações de vandalismo com o patrimônio público; tudo que é colocado nas ruas pela prefeitura é para garantir a melhor qualidade de vida, sem iluminação, aumenta as possibilidades de violência, sem monumentos turísticos, consequentemente a nossa economia arrecadada pelo turismo diminui”, explica o secretário de infraestrutura, Jorge José Pinto de Castro.
Para ajudar na prevenção da violência e de atos de vandalismo como este, a Prefeitura conta com a Guarda Municipal, composta por cerca de 70 membros e recentemente fechou um contrato com uma empresa para manutenção da iluminação pública, dando mais agilidade no reparo de lâmpadas e postes apagados. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação