A novidade da festa de São João deste ano está ligada às mulheres ladarenses que estão inscritas no Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico). São mais de vinte mulheres trabalhando todos os dias na confecção da decoração da Festa Junina de Ladário, que será realizada nas noites dos dias 22 e 23 de junho, na praça da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. A sustentabilidade ganhou visibilidade e se tornou tema na confecção de balões e bandeirolas.
A iniciativa partiu da Prefeitura Municipal de Ladário, através da Fundação de Cultura, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Especial de Fomento. O projeto intitulado “Reciclando com São João” é composto por vinte e seis mulheres participantes do Programa Geração de Renda que confeccionaram, na Associação de Moradores dos Bairros Alta Floresta I e II, a decoração sustentável da tradicional festa de São João em Ladário, tipicamente conhecida como “São João Pantaneiro”.
O Programa Geração de Renda é coordenado pela artista plástica Leonor Pereira. Oferece cursos gratuitos às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e que precisam encontrar uma fonte de renda. Após o curso, as pessoas têm o direito de comercializar aquilo que produziram. Faz parte dos programas desenvolvidos pela SMAS, através do Centro de Referência de Assistência Social, que busca o fortalecimento de vínculos.
A ornamentação conta com mais de cinco mil metros de bandeirola e uma vasta decoração de balões feitos de garrafa pet. A Secretaria Especial de Fomento está apoiando a causa com a disponibilização de recursos para confecção dos balões, além de ser uma grande incentivadora quanto à sustentabilidade no município de Ladário. Todos os programas e projetos do CRAS estão ajudando na produção dos enfeites, em seus respectivos horários. A equipe da SMAS também foi mobilizada e todos devem ir à praça no sábado para montar a decoração da festividade.
O Secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara, acompanhou de perto a evolução do projeto, sempre levando uma palavra de incentivo. Para ele, não basta querer, tem que fazer. “Vocês estão com um grande desafio nas mãos. Então, está na hora de colocar as mãos na massa. E eu sei que vocês são capazes de fazer essa decoração ficar magnífica”, incentivou o secretário.
Assim como Alexandre, o secretário Especial de Fomento, Jorge de Castro, também acompanhou o andamento do projeto e deixou sua palavra. Voltado ao fomento sustentável, evidenciou a importância da reciclagem nos dias de hoje. “A questão do material reciclado é cada vez maior. O que a gente tem que fazer é pegar esse lixo, essas garrafas pets que ficam na rua para ser fonte de dengue e afetar os nossos próprios filhos, e reciclar. Hoje elas vão virar renda para a própria família de vocês”
A presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, posicionou-se quanto à importância dessas mulheres para a cultura ladarense: “É importante a Fundação de Cultura investir nessas mulheres porque os eventos estão crescendo a cada ano e nós precisamos de mão-de-obra local especializada em fazer esse tipo de trabalho que é a ornamentação de rua, para que possamos valorizar a nossa gente e gerar renda no município”, afirmou.
Durante a noite do dia 22, as mulheres que participaram da confecção dos enfeites receberão certificados de conclusão de curso e como forma de agradecimento todas receberão um dia de beleza. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação