Corumbá

Show Violas Pantaneiras, atração na abertura do São João esta noite

Ponto alto será no domingo com descida dos andores para banho da imagem de São João no Rio Paraguai (Foto: Arquivo PMC)

 

O Arraial do Banho de São João será aberto nesta sexta-feira, 21 de julho, em Corumbá. Durante três dias, a população e turistas que visitam a cidade nesta época do ano, terão inúmeros atrativos proporcionados pela maior festa junina do Mato Grosso do Sul, e o destaque deste primeiro dia será o show Violas Pantaneiras, com Paulo Simões, autor de Comitiva Esperança, em parceria com Almir Sater, canção que embalou Corumbá na Dança da Galera do Domingão do Faustão.

Ponto alto será no domingo com descida dos andores para banho da imagem de São João no Rio Paraguai (Foto: Arquivo PMC)

A programação reserva ainda dois shows nacionais com Morais Moreira e Bloco Brasil; Conferência Intermunicipal da Cultura; Festival da Viola de Cocho; Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso, e o grande destaque do festejo, a descida dos andores para o banho da imagem de São João nas águas do Rio Paraguai.

Serão três dias de muita movimentação em toda a cidade, nas casas dos festeiros, e também no Porto Geral, onde a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá, preparou uma programação intensa, não só para o corumbaense, mas também para os turistas que, com certeza, virão em grande número para a Cidade Branca, para prestigiar uma das principais festas juninas do País que movimenta toda a cidade e atrai milhares de turistas.

A festa começa hoje às 08 horas, com a abertura da Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso, no Museu da História do Pantanal (Muphan), uma parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A abertura oficial será às 18 horas. Esta atividade prossegue até o domingo, 23.

Também nesta sexta-feira, às 14 horas, acontece a abertura da Conferência Intermunicipal de Cultura Corumbá, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, e que vai reunir na cidade, representantes do setor cultural de Corumbá, Aquidauana, Miranda, Ladário, Rio Verde e Anastácio.

A noite, a partir das 18 horas, o início do Arraial no Porto Geral, com decoração típica, praça de alimentação, concurso de quadrilhas juninas, concurso de andores (20 horas) e shows com bandas locais e com Paulo Simões, Violas Pantaneiras, a partir das 21h30.

No sábado, 22, exposição itinerante a partir das 08 horas no MUPHAN; conferência da cultura pela manhã e à tarde no Centro de Convenções; abertura do I Festival da Viola de Cocho no Porto Geral (palco), às 20 horas, em parceria com o IPHAN, e o arraial que, neste dia, contará com apresentações de quadrilhas juninas, shows locais a partir das 21h30, e o show nacional com Moraes Moreira, já nos primeiros minutos de domingo.

O dia 23 começa com a exposição itinerante às 08 horas; o Festival de Viola de Cocho, das 08 às 12 horas no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, e o Arraial do Banho de São João a partir das 18 horas, no Porto Geral.

Para este dia, além de um espaço totalmente decorado e praça de alimentação, a população terá outras atrações como shows com grupos locais, a partir das 19 horas; show regional com Evandro Campos, às 22 horas; elevação do Mastro de São João às 23h30; Show Pirotécnico à meia noite, seguido do show nacional com o Bloco Brasil.

O ponto alto do arraial será a descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz, a partir das 18 horas, e o banho da imagem de São João nas águas do Rio Paraguai, uma tradição única no Mato Grosso do Sul, e em alguns municípios do estado vizinho, Mato Grosso.

 

Por: Da Redação