Santo Antônio é considerado padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos velhos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; e é invocado pelos fiéis para achar-se coisas perdidas, para conceber-se filhos, para evitar naufrágios e para conseguir casamento.
A devoção popular colocou o Santo entre os mais amados do Cristianismo e cercou-o de riquíssimo folclore. É um dos santos honrados nas Festas Juninas e diversos costumes folclóricos estão ligados ao santo, a título de exemplo, no Brasil moças casadoiras retiram o Menino Jesus das estátuas e só o devolvem quando arrumam casamento.
Em sua homenagem, pessoas recebem o nome Antonio, além de inúmeras cidades, bairros e outros logradouros públicos, empresas e mesmo produtos comerciais em todo o mundo também terem seu nome.
Em Ladário, o santo dá nome ao bairro mais populoso da cidade, onde uma capela foi erguida em sua homenagem durante o ano de 1986, quando se deu início à tradicional Festa de Santo Antonio na cidade.
A festa, que acontece no dia 13 de junho, a partir das 18 horas, com a procissão partindo da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e destino a Capela de Santo Antonio, no bairro que leva o nome do santo, haverá Missa Campal e quermesse. Um bolo de um metro está sendo confeitado pela comunidade de fiéis, onde será escondido um par de alianças e várias miniaturas da imagem de Santo Antonio.
Edinéia Nascimento e Silva Aranda, devota de Santo Antônio, é uma das seis coordenadoras da capela responsáveis pela organização do evento, que reúne centenas de fiéis e famílias inteiras durante celebração que comemora o seu dia. Segundo Edinéia, “Para nós é um prazer organizar esse evento. Estou na comunidade desde criança, mas faz seis anos que ajudo participando da coordenação, juntamente com o meu marido e, para a gente é um prazer poder ajudar. Nós trabalhamos com o coração”.
Neste ano, a verba arrecadada com a festa será destinada para a construção de uma sala para aulas de catequese e para a construção da cozinha da Capela.
O Canal ESPN Brasil, que visita a cidade em função da Caravana do Esporte e da Música fará o registro do evento, levando para o Brasil e para o mundo a tradição da Festa de Santo Antônio de Ladário. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação