O peixe continua fazendo sucesso com as novas receitas preparadas pelos alunos inscritos nos cursos de gastronomia promovidos pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro) em parceria com a Embrapa Pantanal. Muita criatividade na mesa e inovações na manipulação do pescado tem sido um grande diferencial na capacitação de profissionais da cozinha e pessoas da comunidade.
O curso a base de peixes do Pantanal (pacu e dourado), iniciado no dia 18 de maio, foi encerrado nesta quinta-feira com a apresentação e degustação de onze pratos preparados pelos 22 alunos. O evento foi realizado na Vila dos Fazeres e Saberes, espaço integrante do Moinho Cultural Sul-Americano, escola de arte que funciona há cinco anos no porto geral de Corumbá com patrocínio da Vale e gestão do IHP.
Com 40 horas/aula, o curso faz parte do Programa de Articulação Territorial do IHP, que visa à capacitação profissional da comunidade da região pantaneiro para uma melhoria em sua qualidade de vida. Foi ministrado pela coordenadora do Núcleo de Gastronomia do Moinho, turismóloga Lídia Aguilar Leite. Os alunos aprenderam diversas receitas de pratos em que o peixe é o ingrediente principal.
“O sucesso do curso está na participação e satisfação da comunidade, que realmente se envolve e percebeu que a capacitação é fundamental para se profissionalizar e melhor a renda da família”, afirma Lídia Leite. É projeto do IHP, segundo ela, a publicação de um livro de gastronomia regional com pelo menos 30 novas receitas tiradas de todos os cursos já realizados no Moinho.
Parceria
O encerramento do curso contou com a presença da presidente do IHP, Márcia Rolon. Ela parabenizou a todos os participantes e destacou o apoio da Embrapa Pantanal, representada no ato pelo pesquisador Flávio Nascimento. A Embrapa fornece a matéria prima (os pescados) do projeto de piscicultura que está sendo desenvolvido na natureza, por meio de tanques-rede no Pantanal.
Os alunos receberam certificados e estão prontos para entrar no mercado ou criar seus próprios negócios. No caso de Itamar Louveira, dono de um restaurante no bairro Guarani, a capacitação veio a enriquecer seu conhecimento de culinária regional. “Pretendo incrementar nossa cozinha com novos pratos, dando novas opções aos clientes, além de acrescentar mais profissionalismo”, aposta ele.
Algumas novas receitas: Entrada de Peixe no Abacaxi; Frio de Rocambole com Peixe; Salpicão de Peixe; Batata Recheada ao Creme de Peixe; Moqueca de Pintado; Peixe na Moranga com Requeijão; Pintado Recheado com Ricota Gratinado; Peixe com Creme de Pequi; Pintado ao Molho de Bocaiúva; Peixe na Folha da Bananeira; Strogonoff de Pintado; Paelha de Peixe; Suflê de Peixe.
Por: Da Redação