Os alunos da Escola e Banda de Música Acyl da Silva Barbosa, da Fundação de Cultura de Ladário, fará uma participação especial durante seresta especial em homenagem ao Dia das Mães, que acontece hoje a noite (10), às 19 horas, na Avenida 14 de Março.
Há exatamente dois meses, 20 músicos selecionados para a apresentação ensaiam as músicas do repertório que vão do MPB à musicas regionais. Destes, cinco alunos irão se apresentar em público pela primeira vez, como Lucas Ribeiro, de 15 anos.
Violonista e aluno da banda desde seus 11 anos, Lucas demonstra expectativa para apresentação, “estou feliz por poder mostrar à todos o que eu aprendi, mas principalmente porque minha mãe estará assistindo a apresentação, e este é o jeito que encontrei de homenageá-la. Outro motivo da minha ansiedade é porque será a minha primeira apresentação em público’’.
O adolescente ainda explica porque a banda é tão importante na sua vida, “ao invés de ficar em casa sem fazer nada, eu venho para cá e aprendo a tocar violão. Estando aqui percebi que quero levar a música como profissão, eu sou muito feliz por poder fazer parte desta banda’’.
De acordo com o professor e maestro Ambrósio Gregório dos Santos Neto, mais conhecido na região como Neto, o critério de seleção das pessoas são o tempo de banda, “atualmente estamos com 70 alunos, que vão de 8 a 17 anos. Dividimos os alunos em níveis e conforme vão se aprimorando, começam a participar das apresentações’’.
O maestro ainda comentou a metodologia adotada pela Escola de Música, “primeiro a turma participa das aulas teóricas e a partir daí vemos que realmente tem o gosto pela música, pois não é fácil, depois de muita aula teórica, daí sim, partimos para as primeiras noções práticas. Esse é um processo um pouco demorado”.
A Banda Acyl da Silva Barbosa tem como objetivo dar uma oportunidade à crianças e adolescentes de terem um aprendizado em música, com aulas técnicas e profissionalizantes. “Existem ex-alunos nossos que agora tocam na marinha e no exército, e é isso que nós queremos prepará-los para o futuro”, alegra-se o maestro Neto.
Recentemente, a Escola de Música recebeu ajuda da Receita Federal que realizou doações de instrumentos musicais, como baixo, violão, guitarras, entre outros. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação