Os cursos de qualificação rural realizados em parceria pelo Sindicato Rural de Corumbá, prefeitura e Senar (Serviço nacional de Aprendizagem Rural) foram iniciados em março estão envolvendo pequenos produtores dos assentamentos e comunidades dos distritos e áreas ribeirinhas.
Tem por objetivo contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural, cooperando para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, visando o fortalecimento do pequeno agronegócio brasileiro e também formação de mão-de-obra em comunidades urbanas vulneráveis.
Em março já foram realizados quatro cursos – o quinto começa na próxima semana, no distrito de Albuquerque – e no mês de abril estão previstos mais oito. Até o final do ano a programação prevê um total de 68 cursos para pequenos produtores e famílias de baixa renda assistidas por programas sociais.
Sustentabilidade
A capacitação em Albuquerque – de inclusão digital – será realizada em duas etapas devido a grande procura, sendo necessário dobrar o número de vagas (20, em dois grupos). O curso será ministrado entre os dias 25 e 26 e 27 e 28, com carga horária de 16 horas.
Já foram ministradas aulas sobre como produzir leite de qualidade (assentamento São Gabriel), preparo artesanal de produtos de limpeza (sindicato rural) e processamento de carne de peixe (Porto da Manga). Nesta quinta, encerra-se em Albuquerque o curso sobre produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados.
O presidente do Sindicato Rural – que congrega os criadores de bovinos, eqüinos e caprinos do Pantanal -, Luciano Leite, ressaltou que é papel da tradicional entidade contribuir para dar sustentabilidade a agropecuária familiar e fortalecer as comunidades ribeirinhas.
Representando a Casa Rural no encerramento do curso sobre processamento de carne de peixe no Porto da Manga, o diretor e zootecnista Breno Afonso Souza da Silva reforçou a parceria com a prefeitura e o Senar. “As portas do nosso sindicato estão abertas para toda a sociedade corumbaense”, disse ele.
Informações sobre a programação de cursos e como participar, pelo telefone 3231.6988.
Por: Da Redação