Corumbá

Câmara de Corumbá quer uma solução para a falta de água nos assentamentos

 

Requerimento de urgência especial apresentado pelo vereador Ronaldo da Saúde (PT) pedindo água encanada para o assentamento São Gabriel, aprovado por unanimidade, gerou ampla discussão na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Corumbá, onde todos os edis responsabilizaram o Incra pela situação dramática em que vivem os pequenos produtores rurais.

No requerimento, Ronaldo da Saúde pede a intervenção do prefeito Paulo Duarte para atender aos parceleiros do São Gabriel, que estão sem água há mais de três meses. “O INCRA não assenta, joga o trabalhador rural num pedaço de terra”, afirmou a vereadora Cristina Lanza (PT). O vereador Evander Vendramini (PP) lembrou que a maioria dos assentamentos de Corumbá não tem água potável.

“É uma situação já de calamidade pública. O Incra coloca estas pessoas em uma terra ruim para a agricultura e sem água e não nenhum apoio”, disse Evander. O vereador Machado (PT) lembrou que recursos prometidos pelo governo federal, em 2012, via PAC, foram transferidos para o Nordeste, enquanto Salatiel do Nascimento (PDT) propôs que o governo estadual buscasse uma solução.

O vereador Antônio Sabatel (PSD) disse que esse problema da falta de água nos assentamentos se arrasta há mais de 27 anos, criticando o governo federal e o Incra por sua inércia. Foi sugerido que a Câmara promova uma audiência pública com todos os órgãos envolvidos nessa questão para que haja uma solução urgente e definitiva, envolvendo principalmente o Incra, Sanesul e a bancada federal.

Em bloco

Na sessão de terça-feira, a Câmara limpou a pauta, que se acumulava, com a aprovação em bloco de 77 requerimentos, sendo cinco de urgência especial, além de moções de pesar e congratulação. A sessão, sob a presidência do vereador Marcelo Iunes (PSD), teve a duração de 3h30m, com os 14 vereadores presentes – Rogério Candia está de licença médica – apresentando seus trabalhos.

 

Por: Da Redação