Com dinâmica de grupo, apresentação musical e gincana, o Instituto Moinho Cultural iniciou as atividades de 2013 nesta segunda-feira, 25 de fevereiro. Estão inscritos este ano 360 alunos, entre eles os 60 novos aprovados nas avaliações. Ainda há uma lista de espera com 22 nomes que serão chamados em casos de desistências.
O Instituto Moinho Cultural conta com a sólida parceria da Vale, que tem diversas ações e programas sociais voltados ao desenvolvimento humano e econômico da região, visando o crescimento integrado e sustentável das comunidades.
Criado em 2004, a missão do Instituto Moinho Cultural é reduzir o risco social, por meio do acesso a bens culturais na região de fronteira. Trata-se de uma ação social que envolve, por meio da arte, crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro.
Inclui em suas ações formação profissionalizantes de dança e música, dinamização de conteúdos escolares, ensino de idiomas, tecnologia digital, educação ambiental, educação patrimonial, ilhas culturais, atendimento médico, odontológico, psicossocial e fonoaudiológico.
O instituto se afirma como núcleo de vivência artística, de preparação técnica em atividades artísticas e de intérpretes-criadores. A Orquestra Vale Música, a Camerata Moinho, a Companhia de Dança Juvenil Moinho Cultural e o Coral Infantil Moinho são formados por beneficiários do instituto.
Além da parceria da Vale, o Instituto Moinho Cultural conta com o apoio do Instituto Homem Pantaneiro, Unesco, J.Macêdo, Prefeitura de Corumbá, TV Morena, Viação Andorinha, Prefeitura de Ladário, Enersul, Ponto de Cultura Arte e Gastronomia, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Por: Da Redação