Estado

Corpo de Bombeiros de MS intensifica vistorias em boates e casas de shows

 

Uma nota emitida pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM/MS) determinou que todos os quartéis do Grupamento do CB do Estado realizem vistorias em estabelecimentos classificados como locais de concentração de público, como boates e casas de shows.

De acordo com o coronel José Antônio Pereira dos Santos, que atualmente responde pelo Comando Geral no Estado, os trabalhos de vistoria apesar de serem procedimentos de rotina do Corpo de Bombeiros serão intensificados em virtude do carnaval e da tragédia em Santa Maria (RS). “O trabalho será realizado em todo o Mato Grosso do Sul. Somente em Campo Grande temos cerca de 30 casas de shows e boates. Atualmente oito estão notificadas e já iniciamos a nova fiscalização por essas oito”, explicou o coronel.

As vistorias são realizadas de acordo com a área, ocupação e altura. São observados itens como iluminação de emergência, extintores, sinalizador de rota de fuga e até hidrantes, esguichos e mangueiras em lugares com mais de 900 m2. Ainda segundo o coronel, a ação dos bombeiros é o começo de um trabalho conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (CREA/MS), Prefeituras e Polícia.

Além das fiscalizações de rotina, o Corpo de Bombeiros também deverá realizar as inspeções inopinadas, que são vistorias surpresas em lugares já certificados pelo CB. “Pretendemos ainda neste bimestre publicar as mudanças no decreto nº 5.672, que dispõe sobre as normas e critérios básicos à proteção contra incêndios”, revelou.

Os estabelecimentos notificados na Capital são: Clube Libanês, Bom D Mais, Lofty Garden, Palácios Eventos, Move Club, Cabaret, Bar Fly e Triu’s Hall. Os grupamentos do Corpo de Bombeiros terão 20 dias para apresentar o relatório das vistorias.

 

Por: Da Redação