A diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Ladário, Wanessa Pereira Rodrigues, realizou na tarde desta segunda-feira (28), no Auditório da Escola Municipal 17 de Março, uma reunião envolvendo secretários municipais, dirigentes de agremiações carnavalescas e representantes do Conselho Tutelar, do Mistério Público Estadual, da Polícia Militar e da Polícia Civil, para tratar da Portaria nº. 002/2012, que regulamenta a participação de menores no período de Carnaval. A Portaria foi baixada pela juíza da Infância e Adolescência de Corumbá, May Melke Amaral Penteado Siravegna.
Durante a reunião, a promotora da Infância e Adolescência Viviane Ruffo e a delegada de Polícia Civil Paula Ribeiro dos Santos Orue, procuraram sanar as dúvidas em relação à normatização. Elas pediram para que a portaria seja divulgada amplamente para conhecimento de toda a população ladarense.
A promotora Viviane fez questão de enfatizar o cumprimento da portaria, “a regulamentação existe e tem que ser respeitada, por isso peço aos senhores presentes na reunião que se atentem a respeito desta normatização, para que não aconteçam situações constrangedoras envolvendo menores”.
A delegada Paula disse que estará à disposição para eventos de anormalidades que envolvam a segurança, “estarei à disposição de todos para qualquer circunstância. Farei na semana de carnaval um plantão em Corumbá, mais vou procurar priorizar Ladário”. Paula também apresentou a sugestão de identificar os menores nas concentrações com uma fita no braço de cores diferenciadas, com intuito de controlar a entrega de bebidas alcóolicas, porém esse controle deverá ser adotado pelos dirigentes de blocos e cordões.
Ao final da reunião, a representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Arizone Di Andrade Sales, informou que nesta quinta-feira (31), às 9 horas, haverá uma nova reunião.
Confira na íntegra a Portaria nº. 002/2012:
Por: Domingos S. de Arruda