Em oito anos de administração, Ruiter Cunha de Oliveira (PT) levou infraestrutura para vários bairros da cidade, em especial da parte alta. Foram obras de drenagem e asfalto que contribuíram para melhoria de vida de uma grande pare da população corumbaense, residente nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Cristo Redentor, Popular Nova, Maria Leite, Aeroporto, Centro América, Previsul, Guató, Guanã, Popular Velha, Dom Bosco, além de ter implantado a norte – sul, criando uma nova ligação do centro à região sul da cidade.
Cristo
No Cristo Redentor, a Prefeitura realizou obras de drenagem e pavimentação asfáltica, benfeitorias que mudaram radicalmente a vida de quem reside em um dos bairros mais populoso da cidade, garantindo maior conforto e saúde para todos.
Os serviços são oriundos de um pacote lançado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), com investimentos total de R$ 79,3 milhões em toda Corumbá, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo R$ 24,7 milhões do próprio município (provenientes de impostos que a população corumbaense paga, entre eles o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU), além de emendas parlamentares.
A drenagem, inclusive a profunda, atingiu uma extensão de dois quilômetros, necessários para resolver um sério problema da comunidade, as inundações durante período de chuvas. Já a pavimentação asfáltica foi de 42 mil metros quadrados de pavimento asfáltico.
São obras incluídas no projeto de Saneamento Integrado I, cuja aplicação prevista gira em torno de R$ 20 milhões, dos quais R$ 3,4 milhões oriundos do próprio município. Dentro desse programa estão também a Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Aeroporto e a Popular Velha.
Popular Nova
A Prefeitura Municipal investiu também na Popular Nova, mudando radicalmente a vida de uma comunidade sofrida que, até bem pouco tempo atrás, vivia no completo esquecimento. No local executou obras de drenagem e pavimentação asfáltica. Os serviços são oriundos do pacote de obras lançado pelo prefeito Ruiter Cunha de R$ 79,3 milhões em benefícios para toda a cidade.
No bairro, o projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira fase, os investimentos somaram R$ 1.018.500,00 (R$ 970.000,00 repassados pelo Governo Federal, via emenda parlamentar, e R$ 48.500,00 como contrapartida da Prefeitura). Os recursos garantiram execução de seis quilômetros de drenagem, profundas em alguns trechos, preparando as ruas para o asfalto.
A drenagem na Popular Nova foi uma sequência dos serviços executados pela Prefeitura no bairro Nossa Senhora de Fátima, na rua Luis Feitosa Rodrigues. Esta rede é responsável pela captação de toda a água que desce da região de morraria, no sentido centro, que antes causavam inundações de residências não só na Popular, mas também no Nossa Senhora de Fátima.
Só em asfalto, foram 36,8 mil metros quadrados de asfalto, um investimento de R$ 2,024 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do município.
Nossa Senhora de Fátima
A Prefeitura de Corumbá investiu cerca de R$ 2 milhões em obras de drenagem e pavimentação asfáltica para resolver um dos maiores problemas dos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima: inundações em períodos de chuva. Os serviços foram divididos em duas fases. Na primeira, a administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) implantou 600 metros de galeria de água pluvial na rua Luis Feitosa e, agora, o asfalto.
Somente na galeria, a Prefeitura investiu R$ 650 mil (recursos próprios). A obra é responsável direto pela captação de água pluvial que desce da região de morraria. Ela está interligada à drenagem profunda executada na Popular Nova e à galeria existente na rua Duque de Caxias.
Depois, a Prefeitura implantou 19.768 metros quadrados de pavimento asfáltico, com tratamento superficial duplo, um investimento de R$ 1.449.382,84, recursos provenientes do Governo Federal e contrapartida do município.
Centro América
No bairro Centro América a Prefeitura investiu R$ 1,2 milhão na implantação de galerias e drenagem de águas pluviais, além de pavimentação asfáltica, colocando um ponto final no drama vivido pelos moradores há anos. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (emenda parlamentar do senador Delcídio do Amaral, cerca de R$ 780 mil) e da Prefeitura de Corumbá.
Só em asfalto foram 20.151 metros quadrados. O pavimento faz parte de um contrato no valor de R$ 914.635,19, assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF), sendo R$ 780.000,00 via banco e R$ 134.635,19 de contrapartida da Prefeitura.
A Prefeitura investiu também R$ 285,4 mil em recursos próprios para implantação de galerias e drenagens, obras consideradas pelo prefeito Ruiter como necessárias para acabar com problemas de inundações e para a implantação do asfalto em praticamente todo o bairro.
Aeroporto
No Aeroporto a Prefeitura executou obras de pavimentação, atendendo um total de 24 quadras, com 2.430 metros de drenagem. Entre as ruas atendidas estão a José Fragelli, Cyríaco Félix de Toledo, Monte Castelo, entre outras. Os serviços estão em fase de conclusão e fazem parte da segunda etapa do projeto de saneamento integrado.
São R$ 23.131.027,06 de investimentos em melhorias, como galerias de águas pluviais, drenagens e pavimentação não só no Aeroporto, mas também no Cristo Redentor, Aeroporto, Popular Velha, Popular Nova e Nossa Senhora de Fátima.
Os recursos são oriundos de um pacote de R$ 79,3 milhões, dos quais R$ 24,7 milhões provenientes de recursos próprios da Prefeitura, oriundos de impostos que a população paga. Somente no Saneamento Integrado, a Prefeitura está aplicando R$ 3.469.654,06. A outra parte é proveniente do PAC, R$ 19.661.373,00.
Maria Leite
No Maria Leite, em uma primeira etapa, os investimentos somaram cerca de R$ 2,3 milhões com uma galeria ligando o bairro ao conjunto Previsul; drenagem e pavimentação asfáltica, além de outras melhorias, tudo fruto de articulações do deputado estadual Paulo Duarte, eleito prefeito, com o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo.
Popular Velha
Na Popular Velha, a Prefeitura implantou 1.440 metros de drenagem e 16 mil metros quadrados de asfalto, cerca de 10 quadras. Há recursos ainda para pavimentar a Rua Pedro de Medeiros, além das ligações dessa via com a Theodomiro Serra.
Previsul
No Previsul, a Prefeitura investiu R$ 850 mil na implantação dos 18 mil metros quadrados de pavimentação que mudou a vida de 80% da população residente naquele conjunto habitacional.
Rua Gonçalves Dias
Uma das primeiras obras petista em Corumbá resolveu um gravíssimo problema dos moradores do bairro Aeroporto. Na região, o prefeito Ruiter Cunha viabilizou recursos para execução de obras na rua Gonçalves Dias, que não se resumiu apenas ao asfalto.
No local, a Prefeitura executou um volumoso projeto de drenagem, profunda e superficial, para por um fim às inundações em período de chuvas, além de urbanização. A intervenção da prefeitura na rua Gonçalves Dias, castigada pelo tráfego pesado e falta de infra-estrutura, vinha sendo adiada há muitos anos.
Na época, em 2005, a Prefeitura contratou técnicos especializados e de posse de um diagnóstico minucioso da situação redimensionou o projeto, orçado em R$ 1,2 milhão. Além dos R$ 750 mil liberados pela União, via emenda parlamentar do senador Delcídio do Amaral, o prefeito garantiu recursos próprios do município para cumprir todas as etapas do novo projeto de engenharia.
Com a contrapartida do município, não prevista no projeto original da
obra, a prefeitura investiu cerca de R$ 450 mil, verba proveniente da
arrecadação de impostos (IPTU e ISS principalmente). A obra não contemplou apenas a rua Gonçalves Dias, que recebeu toda a infra-estrutura necessária para o pavimento, com uma base com nível acima dos terrenos para evitar as enxurradas. Do total de 11 quadras asfaltadas, duas situam-se na rua Cyríaco de Toledo e duas na alameda Alan Kardec. São 17 mil metros quadrados de pavimento e 1.800 metros de drenagem.
Parte Alta
A Prefeitura investiu cerca de R$ 2,47 milhões (R$ 1,32 milhão do município e R$ 1,15 milhão do Orçamento da União) na implantação de 30 quadras, cerca de 4,5 quilômetros, que permitiu uma nova via de acesso para a região do Guanã, Guatós, Kadwéus, Nova Corumbá, Jardim dos Estados, Guarani, Popular Nova e Aeroporto. Foram recursos próprios e provenientes do Orçamento da União, via emenda parlamentar, especialmente do senador Delcídio do Amaral.
A pavimentação, com drenagem, foi iniciada pela Edu Rocha, no Aeroporto, atingindo a JB Couto, na parte alta da cidade.
O projeto foi bastante amplo e permitiu uma nova ligação do centro da cidade com a parte alta, passando pela Marechal Floriano. Isto permitiu desafogar a rua Cyríaco de Toledo, até então, única via de acesso à região da Nova Corumbá e localidades vizinhas.
Por: Da Redação