Inaugurado nesta sexta-feira (14), o antigo prédio da Alfandega vai abrigar, a partir de 2013, uma nova unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Corumbá. O local foi totalmente restaurado e modernizado para receber os mestrados em Estudos Fronteiriços, Educação, além de projetos de extensão nas áreas de línguas estrangeiras, música e dança do Campus do Pantanal (CPAN).
Com investimento de R$ 5 milhões, a Unidade 3, como foi batizado o edifício, é equipado com 14 salas de aula, 11 salas para serviços administrativos, laboratórios, auditório, alojamentos e salas de música e dança. Com a recuperação do prédio – antes ocupado irregularmente por mais de 15 famílias – a orla do Rio Paraguai ainda ganha mais um imponente atrativo turístico.
“É um sonho. Quando nós iniciamos nosso mandato, o Porto Geral era bem diferente daquilo que vamos deixar”, recordou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) durante a cerimônia de inauguração. “Tudo isso graças a Deus e as parcerias importantes, como foi esta aqui, onde tivemos toda a captação de recursos desenvolvida pelo senador Delcidio (Amaral – PT)”, continuou o prefeito.
Ruiter também frisou a importância histórica da construção e destacou o valor que o local terá para a população corumbaense. “Esse equipamento foi importante para Corumbá há algum tempo atrás, servindo de instrumento para o desenvolvimento econômico. Agora ele foi transformado em outra importante ferramenta para o desenvolvimento educacional do município”, completou.
Todas as famílias que residiam ali foram remanejadas para as casas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) construídas no bairro Guató. Elas ocuparam as primeiras unidades concluídas do conjunto Ana Brites, erguido com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura. Na época, o Executivo municipal ainda disponibilizou toda estrutura necessária para que a mudança ocorresse da forma tranquila como foi.
Presente na inauguração desta sexta-feira, o senador Delcídio do Amaral ressaltou as mudanças promovidas no Porto Geral e relembrou todo o processo necessário para inclusão da restauração da antiga Alfândega no PAC das Cidades Históricas e a doação do prédio para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. “Corumbá é emblemática do ponto de vista histórico e cultural e esse investimento é prova disso”, afirmou.
Durante seu discurso o senador apoiou a criação da Universidade do Pantanal, um pleito antigo do corpo docente do CPAN e relembrado no ato pelo professor Wilson Ferreira de Melo, diretor do Campus. “O próximo desafio agora é esse. É urgente até pela necessidade de desenvolvimento com sustentabilidade que a região precisa e pelas características de Corumbá”, completou Delcidio.
O deputado estadual e prefeito eleito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), também defendeu a ideia, citando como exemplo os avanços proporcionados pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). “Universidade não trás só conhecimento, mas desenvolve a economia e as potencialidades de uma cidade”, disse. Duarte aproveitou o momento para pedir apoio da comunidade acadêmica para seu mandato, que se inicia no dia 01 de janeiro de 2013.
“É importante para mim, que tenho um grande desafio a partir do dia 01, ter o apoio da comunidade acadêmica, dos professores e de todos os funcionários e pesquisadores da Universidade Federal para que possamos, com a ajuda do conhecimento científico de vocês, desenvolver ainda mais nossa cidade. Juntando nossos esforços, vamos buscar isso”, completou o deputado estadual.
Para a reitora da UFMS, Célia Maria Silva Correa Oliveira Reitora, a inauguração da Unidade 3 tem dois significados importantes: a recuperação da história da região pantaneira e o aumento do espaço físico do Campus do Pantanal. Ao finalizar seu discurso, ela revelou o projeto de trazer para a cidade o curso de música. “Assim colaboraríamos ainda mais com a forte atividade cultural de Corumbá”, justificou.
Por: Da Redação