O desenvolvimento econômico de Três Lagoas ganha mais um incremento com a chegada da Eldorado Brasil – maior fábrica de celulose em linha única do mundo. A produção chegará a 1,5 milhão de toneladas de celulose branqueada de fibra curta por ano e somado a outra fábrica na cidade, a Fibria, dará à Três Lagoas a condição de capital mundial da celulose, com 2,8 milhões de toneladas de celulose produzidas num só município.
Durante a solenidade de inauguração da Eldorado Brasil, a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura fez questão de ressaltar que a vinda da unidade representa o maior acontecimento da história da cidade. “Hoje é dia de celebração dos filhos dessa terra. É um privilegio ser prefeita nesse dia tão especial. Aqui está a maior fábrica de celulose e a Eldorado significa lugar pródigo de riqueza”, definiu.
A prefeita fez um balanço dos últimos oito anos de desenvolvimento da cidade, principalmente com a chegada de novas fábricas. “Difícil mensurar o desenvolvimento econômico. Com a conclusão desta unidade serão três mil trabalhadores, o que significa melhoria da renda e qualidade de vida das pessoas. Estamos realizando sonhos por meio do emprego, saúde, educação e bem estar social”, ressaltou.
Conforme a prefeita nos últimos oito anos a malha asfáltica no município aumentou de 14 para 62%. A cidade também vai contar a partir de 2014 com um curso de medicina e com o apoio do governo do Estado terá a abertura de um hospital municipal. “Estamos projetando a cidade tendo como foco o ser humano”, salientou.
Sobre o impacto na economia com a chegada dessas industrias, Márcia Moura disse que já estão acontecendo mudanças no Produto Interno Bruto (PIB) do município. “Essas indústrias ajudarão Mato Grosso do Sul e o Brasil. Somos o segundo maior PIB industrial do Estado. Nos últimos oito anos recebemos R$ 15 bilhões de investimentos com as iniciativas. É a cidade que mais cresce na região Centro-Oeste e quem sabe mais promissora do Estado”, destacou.
A chegada das indústrias proporcionaram conforme a prefeita, pelo menos 15 mil empregos diretos. “Aqui é uma cidade de oportunidades e temos muito a realizar, por isso contamos com parcerias”, frisou informando que em menos de dez anos a cidade contabilizou o crescimento superior a 30 mil pessoas.
Este número de habitantes está sendo atendido, de acordo com Márcia Moura com parcerias como, por exemplo, do governo do Estado. “Ano que vem estaremos construindo em parceria com o Estado e governo federal mais de 2.600 casas”, informou.
Márcia Moura destacou ainda a parceria do governo do Estado na conclusão do aeroporto municipal. “O nosso aeroporto seja talvez o maior sonho de todos daqui e dos colaboradores da indústria, pois interligará a cidade com os principais centros urbanos do país. O Estado não poupou esforços em nos ajudar”, salientou solicitando ao presidente da República em exercício, Michel Temer a colaboração do governo federal em colocar o aeroporto em operação já no primeiro trimestre de 2013.
Antes conhecida como cidade das águas, agora Três Lagoas é reconhecida segundo a prefeita, como capital mundial de celulose. “São novas empresas se instalando, amplo desenvolvimento do setor de serviço. Oportunidade que enche a administração de orgulho e confiança. São pessoas que querem investir e aqui encontram um povo que trabalha e o apoio do governo do Estado”, finalizou.
Por: Da Redação