Corumbá

Personalidades corumbaenses são homenageadas com Oscar da Solidariedade

O ato que homenageou nove personalidades de Corumbá, tem o objetivo de desenvolver cidadania e fortalecer a solidariedade

 

O ato que homenageou nove personalidades de Corumbá, tem o objetivo de desenvolver cidadania e fortalecer a solidariedade (Foto: Clóvis Neto)

Na noite de sexta-feira (07), aconteceu a terceira edição do prêmio Oscar da Solidariedade, da Faculdade Santa Tereza. O ato que homenageou nove personalidades de Corumbá, tem o objetivo de desenvolver cidadania e fortalecer a solidariedade. A premiação aconteceu no anfiteatro da instituição e contou com a presença do atual prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, do prefeito eleito Paulo Duarte, autoridades militares, alunos e professores da instituição.

Definindo o ato de solidariedade como algo maravilhoso e que une as pessoas a praticarem o bem, o diretor da Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST), padre Gildásio Mendes dos Santos, aproveitou para agradecer o prefeito Ruiter por todo trabalho desenvolvidos ao longo desses oito anos. “Ele está entregando o bastão depois de uma maratona de longo serviço e dedicação ao povo corumbaense e região”, destacou Padre Gildasio.

Na ocasião, Ruiter aproveitou para parabenizar a faculdade por mais uma edição do “Oscar da Solidariedade” e a todos os vencedores do prêmio. “Este é um evento que marca e estimula a sociedade corumbaense, e destaca essas personalidades que, no seu campo de atuação e de relacionamento, fizeram a diferença”, declarou. Ruiter ainda lembrou que “para formarmos uma sociedade melhor, precismos engajar no social”.

O prefeito finalizou destacando Jesus Cristo como o maior inspirador do Oscar da Solidariedade. E desejou um natal abençoado a todos os corumbaenses. “Que tenhamos muito Cristo e muita luz no coração. Um feliz 2013 para todos nós”, completou Ruiter.

A abertura do evento contou com a participação de Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Em seu discurso, destacou a importância da palavra solidariedade e citou o trecho bíblico, de Atos dos Apóstolos que diz: “Mais bem- aventurado é dar que receber”.

Contemplado com o Oscar São Lucas, o Coordenador Geral de Saúde Bucal do Município, Zacaria Omar, foi lembrado pela conquista de Corumbá com o prêmio “Brasil Sorridente”, um reconhecimento de melhor programa de saúde bucal do Brasil. “Compartilho este prêmio com o prefeito Ruiter e toda equipe de profissionais, porque trabalhamos juntos, tornando possível uma saúde bucal mais ampla e para todos”, declarou

Nesta edição, foram homenageados quatro salezianos, todos ex-diretores do CSST. Eles receberam a medalha do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. São eles: Padre Jorge Parovel, Padre. Benito Porto, bispo dom Segismundo Martinez e dom Frederico Heimler.

Homenageados com o Oscar da Solidariedade

Oscar Bom Pastor Área Pastoral/Religiosa: Dom Segismundo Martinez Álvarez, bispo de Corumbá; Oscar João Paulo II – Área Artística: Izulina Xavier, artista plástica; Oscar São Francisco de Assis- Área Ambiental e Ecológica: Sandra Mara Araújo Crispim, Pesquisadora da Embrapa; Oscar Paulo VI – Área Econômica e Administrativa: Alexandre de Paula Campanha, Diretor Ferrosos Centro-Oeste Vale; Oscar Madre Teresa – Área Social: Lina Luisa G. do Nascimento, vice-presidente do Asilo São José; Oscar Dom Bosco -Área Educacional: Irmã Miriam Angélica Leopoldo dos Santos, Diretora do Colégio CENIC; Oscar Santo Ivo – Área Jurídica: Alcindo Cardoso do Valle Júnior, Advogado, Procurador e Conselheiro da OAB e Oscar Zilda Arns – Área Integração Fronteiriça: Alfredo Zamlutti, presidente da Associação Comercial de Corumbá.

Os homenageados com o Oscar da Solidariedade (Foto: Clóvis Neto)

 

Por: Da Redação