Corumbá

Ruiter assegura recursos para Centro de Tomografia e Ressonância

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) confirmou neste final de semana, a aprovação de um projeto pelo Governo Federal, junto ao Ministério da Saúde, que vai permitir a construção do Centro de Referência em Imagem Diagnóstica em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética de Alta Complexidade de Corumbá. A obra está orçada em R$ 638.959,86, já incluída a contrapartida do Município.

“Sem duvida alguma, foi uma grande conquista para a saúde pública de Corumbá. A partir da aprovação do projeto, vamos dar sequência aos trâmites legais, visando a construção do Centro de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética em uma área que já foi desapropriada pelo Município, dentro do Hospital de Corumbá, para disponibilizar um atendimento de média e alta complexidade à população corumbaense e ladarense, visto que este serviço ainda não está disponível pelo SUS em nossa região”, comemorou o prefeito.

O prefeito lembrou que esta é mais uma conquista da população corumbaense, uma sequência da “materialização de um projeto que defendemos quando assumimos o hospital, que era buscar recursos para equipar, reestruturar e aumentar a qualificação da alta complexidade em nosso Município. A aprovação por parte do Ministério da Saúde reforça tudo aquilo que planejamos, e mostra que estamos no caminho certo”, complementou.

Ruiter lembrou que o projeto foi aprovado em um momento importante, após Corumbá ter se tornado a 4ª macrorregião de saúde do Mato Grosso do Sul e que “isto nos credencia a ampliar a oferta de serviços à comunidade, passando a disponibilizar atendimento de alta complexidade à população corumbaense e ladarense, que integra a nossa região. Um desses serviços será possível justamente pelo Centro de Tomografia Computadorizada e Referência Magnética”.

O chefe do executivo corumbaense destacou que, a partir da construção e disponibilização deste serviço, os exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada serão realizados dentro do próprio Município, reduzindo o tempo de espera do diagnostico e tratamento de diversas patologias, beneficiando não só Corumbá e Ladário, mas também os bolivianos que residem nas cidades de fronteira.

Outra conquista é que, a partir da disponibilização destes serviços, Corumbá não precisará mais encaminhar seus pacientes para Campo Grande, distante 420 quilômetros.

O projeto prevê construção de salas para exames de ressonância e tomografia; salas de comando, gabinete eletrônico, de espera externa, de espera interna e de repouso pós-anestésico; sanitários feminino, masculino e especial; posto de enfermagem, depósito de material de limpeza, sala de deposito, circulação interna, circulação externa, copa, vestiários masculino e feminino e sala de recepção. O prédio terá um total de 339,92 m² de área construída.

 

Por: Da Redação