Corumbá

Na reta final, Moinho in Concert tem ensaios gerais diários

Regente Noemi Uzeda acerta detalhes durante ensaio de orquestra (Foto: Comunicação IHP/Moinho)

 

Regente Noemi Uzeda acerta detalhes durante ensaio de orquestra (Foto: Comunicação IHP/Moinho)

Faltam apenas cinco dias e os preparativos da quinta edição do Moinho in Concert, espetáculo de sábado, dia 8 de dezembro, às 20h, na Praça Generoso Ponce, entram na reta final. Haverá ensaios gerais diários das 17h30 às 20h a partir desta segunda-feira no prédio do Instituto Moinho Cultural, no Porto Geral, e um deles, na sexta, no palco da apresentação. O espetáculo será gravado e transmitido pela TV Morena em especial marcado para o dia 22 de dezembro. Mais de 500 pessoas estão envolvidas no evento, entre elas as 360 crianças e adolescentes do elenco de dança, da orquestra e do coral. A entrada é gratuita.

Uma equipe da TV Morena enviada de Campo Grande gravou em Corumbá imagens e entrevistas para uma reportagem especial sobre o Moinho in Concert que vai ao ar pela rede regional no dia 22 de dezembro. Nesse mesmo dia 22/12 a TV Morena exibe o vídeo completo do espetáculo que será realizado na Praça Generoso Ponce, em Corumbá, no dia 8 de dezembro às 20h, como resultado da parceria da afiliada da Rede Globo com o Instituto Moinho Cultural, realizador do evento.

Uma das novidades do especial que vai ao ar no dia 22 é que a equipe da TV Morena trabalhou lado a lado com a equipe do Núcleo de Tecnologia do Instituto Moinho Cultural, em um trabalho de intercâmbio que se transformou em uma capacitação de três dias para os meninos aprendizes. As imagens produzidas pelo Núcleo de Tecnologia, inclusive as que serão gravadas no espetáculo do dia 8 de dezembro, também vão ilustrar o especial que vai ao ar no dia 22 pela TV Morena. “Para nós, foi um verdadeiro workshop, experiência inesquecível”, afirmou Fernando Andrade Ojeda, que se especializa em produção de vídeos no Núcleo de Tecnologia.

O Núcleo de Tecnologia Moinho Cultural é formado por Alex Nogueira (instrutor técnico), Paulo Sérgio Araújo (instrutor técnico), Emmanuel Leite , Fernando Ojeda, Victor Rabelo Ferrer, Joelson dos Santos Soares, Henrique Malta Cartens, Paulo Henrique Gaudily, Wesley Botelho, Edmilson e Mateus.

O espetáculo com apoio institucional do Ministério da Cultural e a realização do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano ganha visibilidade nacional, se consolida como fomento à democratização da cultura e fortalece o calendário turístico na região de fronteira, com a sólida parceria da Vale e apoio do Instituto Homem Pantaneiro.

Este ano, com músicas de Geraldo Espíndola, arranjos de Eduardo Martinelli, regência de Noemi Uzeda, direção coreográfica de Beatriz de Almeida, direção artística de Márcia Rolon e Sônia Ruas Rolon, o tema “O lado de dentro” vai abordar o nosso pantanal interior e torná-lo universal. Para que as pessoas sejam raptadas pela magia da criação, se reconheçam na música pantaneira e nos nossos movimentos, se emocionem ao perceber que o Pantanal é inspiração e mora do lado de dentro de cada um. “A diferença este ano é a proximidade da música, que é regional, tem uma cumplicidade com o povo e uma manifestação cultural muito forte”, ressaltou a regente do espetáculo, Noemi Uzeda.

Geraldo Espíndola, que completou 60 anos neste dia 30 de novembro, como homenageado estará em Corumbá para acompanhar o Moinho in Concert. “Geraldo se autodenomina um guardador de memórias e em dado momento transforma esse sentimento em poesia”, destacou Márcia Rolon, fundadora do Moinho Cultural Sul-Americano. Poesia que está presente em uma de suas canções, Arte aqui é Mato: “Que a arte aqui na terra seja mato; que as cores não se reduzam à pintura; e nem a vida se reduza à figura. E seja esta uma história onde todos tenham muito a ver”.

O Instituto Moinho Cultural recebe apoio de J. Macêdo, Tractebel Energia, Enersul, Instituto Acaia Pantanal, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Ponto de Cultura, Cooperativa Vila Moinho, Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e Ministério da Cultura.

 

Por: Da Redação