A cidade de Corumbá celebra nesta terça-feira, dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Na cidade, a data se tornou feriado municipal e passou integrar o calendário cultural do Município, após o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) sancionar a Lei Municipal nº 2.084, de 19 de dezembro de 2008.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Além disso, lembra também a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1594.
Para lembrar o dia, a Prefeitura está organizando uma série de atividades, dentro da Semana da Consciência Negra. Nesta terça, as atividades começam logo cedo, às 08 horas, com o Torneio de Futsal “Zumbi dos Palmares”, na Quadra de Esportes Alameda Vulcano. Já às 19 horas, uma missa afro na Capela Sagrado Coração de Jesus.
A abertura da semana aconteceu na sexta-feira com a Noite da Seresta na Praça da Independência. Prosseguiu no sábado com uma “Rua de Cultura e Lazer”, na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, nº 1877; Pôr do Som no domingo, com a Banda do Roxo e o 2º Concurso Beleza Negra Estudantil, no Porto Geral. Já na segunda, houve uma panfletagem na Praça da Independência, na parte da manhã.
A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, junto com o Conselho de Desenvolvimento e Defesa da Comunidade Negra (COMDDEN), com apoio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá.
Por: Da Redação