Notícias

Solenidade comemora Dia da Bandeira na Praça da Independência

Autoridades de Corumbá e Ladário participaram da solenidade (Foto: Clóvis Neto)

 

Autoridades de Corumbá e Ladário participaram da solenidade (Foto: Clóvis Neto)

Solenidade realizada na Praça da Independência comemorou o Dia da Bandeira, celebrado nesta segunda-feira, 19 de novembro. A cerimônia, promovida pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, começou exatamente às 12 horas, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, feito pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

“Temos que ter o hábito de fazer esse culto à nossa bandeira, um dos principais símbolos da nossa pátria. Ela tem que ser rememorada, reverenciada e, acima de tudo, exaltada”, destacou o chefe do Executivo corumbaense, que aproveitou o momento para propor uma reflexão à sociedade.

“Essa cerimônia aqui realizada pelo nosso Exército nos traz a memória essa reflexão. E que cada vez mais entendendo a história, a importância da bandeira para uma nação, nós brasileiros possamos também fazer a mesma devoção, a mesma ponderação, em prol do crescimento da nossa sociedade”, completou.

Depois do hasteamento e da execução do Hino Nacional, a cerimônia prosseguiu com a leitura da mensagem do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri. Além de contar um pouco da história da Bandeira do Brasil, o general enfatizou a importância do símbolo nacional, tanto para os militares quanto para os civis.

“Esta é a nossa Bandeira, de forma, cores e representações de amplo significado. Por meio dela, ‘em momentos de festa ou de dor’, reverenciamos nossos heróis, crenças, tradições e valores. Exaltamos a formação da nossa nacionalidade, conjugando diferenças individuais e respeitando a rica e pródiga natureza que Deus nos concedeu como berço”, exaltou.

“Ela simboliza o sadio orgulho das conquistas passadas, aponta a direção que devemos seguir e convoca todos os brasileiros a marchar unidos, solidários e fraternos na construção da Nação forte, soberana e democrática que nos cabe por vocação, esforço e destino”, reforçou o general.

Após a leitura da mensagem, foi realizada a queima das bandeiras já inutilizáveis de algumas instituições presentes. As escolas municipais Tilma Fernandes Veiga e Luiz Feitosa Rodrigues, as particulares Tenir e Adventista, e a Escola de Música Manoel Florêncio ganharam, novas bandeiras do comandante da 18ª Brigada, general Carlos Sardinha.

A solenidade terminou com a execução do Hino à Bandeira Brasileira, composto em 1906 pelo poeta Olavo Bilac.

 

Por: Da Redação