Corumbá

Em Corumbá, Jogos da Criança terminam com a distribuição de 2 mil medalhas

O grande número de medalhas distribuídas é um dos objetivos centrais do evento (Foto: Clóvis Neto)

 

O grande número de medalhas distribuídas é um dos objetivos centrais do evento (Foto: Clóvis Neto)

Mais de 2 mil medalhas foram entregues na 5ª edição dos Jogos da Criança, desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. E realmente essa foi a intenção, muito mais do que apenas fazer premiações aos primeiros colocados, a competição busca condecorar todos os atletas que participaram das partidas individuais ou coletivas.

As partidas foram encerradas na última sexta-feira (26) com a realização das finais dos esportes coletivos. O grande número de medalhas distribuídas é um dos objetivos centrais do evento, conforme explica o coordenador geral de Gestão e Políticas Educacionais, Gilson Pacola. “Os Jogos da Criança são voltados para o esporte educacional, fazer com que o aluno aprenda a ganhar, perder e socializar com alunos de outras escolas e não focar apenas no título, no caso, o troféu”.

Segundo Pacola, a iniciativa busca valorizar o esforço que cada aluno tem durante as competições. “Não distribuímos troféus, pois eles ficariam na escola e os participantes não teriam estímulos. Por isso, optamos em utilizar o recurso que gastaríamos com os prêmios para agraciar cada atleta com uma medalha”, complementou.

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) realizam durante o ano várias competições com premiações para os três primeiros colocados, trabalhando a competitividade saudável entre alunos das redes públicas e privadas da cidade. Já os Jogos da Criança buscam proporcionar um momento de socialização, buscando o aprendizado por meio de práticas esportivas.

No Boletim Oficial V está o resultado final dos esportes coletivos. Já no Boletim IV estão os resultados obtidos nas competições individuais. Os Jogos da Criança contaram com participação de alunos da 2ª à 6ª série do ensino fundamental, com idade entre 08 e 11 anos.

A primeira modalidade em disputa foi natação no dia 17 no Ginásio do Corumbaense. Outras modalidades e seus respectivos locais são: tênis de mesa e xadrez, no Centro de Convenções; atletismo, na pista do Centro Múltiplo Lucílio de Medeiros; futsal, futebol 7 e basquete, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer; handebol e voleibol, na Escola Barão do Rio Branco.

Participaram da competição as Escolas Municipais Almirante Tamandaré; Angela Maria Perez; Barão do Rio Branco; CAIC – Centro de Atendimento Integrado à Criança Padre Ernesto Sassida; Rural Carlos Cárcano e Extensões; Cássio Leite de Barros; Clio Proença; Cyríaco Félix de Toledo; Delcídio do Amaral; Djalma de Sampaio Brasil; Rural Eutrópia Gomes Pedroso; Fernando de Barros; Izabel Correia de Oliveira; José de Souza Damy; Rural Luiz de Albuquerque; Luiz Feitosa Rodrigues; Rural Monte Azul; Rural Paiolzinho; Pedro Paulo de Medeiros; Rachid Bardauil e Tilma Fernandes Veiga.

 

Por: Da Redação