Estado

Estande do Aquário do Pantanal já está aberto para visitação no Parque das Nações Indígenas

 

O estande do Aquário do Pantanal, localizado no Parque das Nações Indígenas, na avenida Afonso Pena, já está aberto para a visitação do público. O espaço apresenta a estrutura do Centro de Estudos e Pesquisa da Ictiofauna Pantaneira (Cepric) – Aquário do Pantanal. Guias de turismo treinados acompanharão os visitantes e apresentarão detalhes do projeto. No local também serão projetadas imagens da fauna dos rios: espécies de peixes dos rios pantaneiros e de Bonito.

O telefone para reservas é o (67) 3327-2514, com funcionamento de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Os grupos são de 15 pessoas. O espaço também está aberto para as escolas (até 40 alunos – divididos em duas turmas). Tem um livro de presença para os visitantes para sugestões.

Aquário do Pantanal

O projeto apresenta uma estrutura de 90 metros de comprimento e 18 de altura

O local deve entrar em operação no fim de 2013 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental. O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Othake.

O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 24 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies. Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.

O projeto apresenta uma estrutura de 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes. Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos tanques e a um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.

 

Por: Da Redação