A Embrapa Pantanal, o Sindicato Rural de Corumbá e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizaram, nos dias 24 e 25 de outubro de 2012, nas dependências da Unidade, no Parque de Exposições do Sindicato Rural e na fazenda Band’Alta, do Colégio Salesiano de Santa Teresa, um “Curso Básico em Apicultura”, ministrado por Gustavo Nadeu Bijos, educador do SENAR, e presidente da Federação de Apicultores do MS, com a colaboração do pesquisador da Embrapa Pantanal, Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis.
O curso faz parte das ações do macroprograma 6 “Apicultura como estratégia para a inserção do desenvolvimento rural sustentável em assentamentos de Corumbá” e teve como principal objetivo formar apicultores, passando desde informações básicas e teóricas em apicultura até atividades práticas em colmeias contendo abelhas africanizadas.
Durante a capacitação os alunos receberam informações sobre o histórico da apicultura, manejo apícola, medidas de segurança no trabalho com abelhas africanizadas, meio ambiente, custos de produção, seleção de rainhas, vantagens da utilização de colmeias padronizadas, entre outros.
Segundo Gustavo, o curso básico é o primeiro passo para qualquer pessoa dar início à apicultura profissional e viável economicamente: “o que mais me chamou a atenção aqui na região de Corumbá foi o interesse dos alunos durante as aulas, o que é muito importante nesta prática”, explicou Gustavo.
Outras atividades já foram realizadas ao longo do ano e o projeto prevê, para os dias 27, 28 e 29 de novembro o curso de Apicultura Avançada. Segundo o pesquisador Vanderlei, qualquer interessado, maior de 18 anos e que não seja alérgico ao veneno dessa espécie de abelha pode fazer os cursos em Apicultura. As capacitações são voltadas para assentados rurais, técnicos de diversas instituições que atuam na área agropecuária e pessoas que possuem o interesse em desenvolver funções ligadas ao tema.
Por: Da Redação