Na tarde desta quinta (25), foi realizada uma Assembleia Geral extraordinária dos trabalhadores em educação das redes públicas de ensino de Corumbá e Ladário, na Escola Estadual Julia Gonçalves Passarinho (JGP).
Na oportunidade a professora Thânia Nazarete, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Ladário (SINTEL) falou ao Pérola News sobre o acordo firmado com o Governo do Estado e sobre as conquistas dos trabalhadores em educação da Rede Estadual de Ensino, em especial de Ladário.
“No acordo, o governador André Puccinelli assinou a unificação da carreira dos professores e administrativos, implantação de 1/3 de hora-atividade, aplicação integral da jornada de planejamento/hora atividade e a promoção funcional. Além disso, se comprometeu na implantação total da Lei do Piso, na implementação de uma política salarial para professores e administrativos em educação e manifestar seu desinteresse junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) na ADIN nº. 4848. Essas conquista são reflexo da união e da força dos trabalhadores em educação de Ladário, Corumbá e de todo o estado de Mato Grosso do Sul, porém ainda há muito que avançar, mais vamos cobrar esses avanços no devido tempo e de forma democrática”, disse Thânia.
Rede Municipal de Ladário
A presidenta do SINTEL, que também representa a classe dos professores do município de Ladário, falou sobre a rodada de negociação junto ao executivo ladarense, “já tivemos um primeiro contato com o prefeito José Antonio e neste momento apresentamos algumas reivindicações da classe do magistério, entre elas o pagamento do retroativo salarial no índice de 10%”.
Tânia ainda disse que a Prefeitura de Ladário está na 9ª posição do ranking dos município de MS no cumprimento do Piso Nacional, “essa posição é resultado da luta da classe e do bom diálogo com o executivo”.
Conforme a presidenta do SINTEL, um ofício está sendo encaminhado para o prefeito, solicitando uma reunião para dia 08 de novembro. A reunião terá como pauta a primeira rodada de negociações, que contará com a presença de uma comissão de professores da REME formada por Renato, Letícia, Eliane, Magda e Isaura. Também estará presente na reunião a professora Marissol, representando o suplente do vice regional Corumbá e Ladário da FETEMS.
Por: Douglas Assad Arruda