O Dia Internacional da Pessoa Idoso, celebrado em 1º de outubro, será comemorado em Corumbá com uma série de atividades na área central da cidade e também no Centro de Convivência dos Idosos (Conviver), locallizado no Jardim dos Estados. A programação está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura Municipal que planeja um evento articulado das redes de ação social, saúde, esporte, cultura e lazer.
O dia 1º será marcado com uma panfletagem na Rua Frei Mariano, esquina com a Rua 13 Dom Aquino, às 10 horas, como forma de chamar a atenção da população sobre a importância da data. Já no Conviver, as atividades serão direcionadas às pessoas que frequentam o local.
A abertura da programação no Conviver será no dia 02 de outubro, às 13h30, com participação da Banda Municipal de Música Manoel Florêncio. Para este dia, a programação prevê ainda uma premiação para o idoso e a idosa com mais idade; alongamento coletivo com um profissional de educação física; palestra; dança; um dia de beleza, e jogos de mesa. Já no dia 03, quarta-feira, estão previstas atividades de esporte e lazer e um almoço dançante para os idosos do Conviver, a partir das 08h30.
O Brasil não é mais um país de jovens. Nas ruas, praças e outros lugares públicos, senhores e senhoras buscam novas formas de viver a velhice. Ser idoso no Brasil é ser reverenciado pela mídia, como garoto propaganda, ou frequentador de bailes e programas de terceira idade.
Mas, há também uma preocupação com o fato dessa classe social ser apresentada como um segmento excluído de sociedade, muitas vezes vivendo nas ruas das grandes cidades ou em precárias condições.
E é esta perspectiva, com o rápido envelhecimento da população brasileira, que faz a Secretaria de Assistencia Social e Cidadania desenvolver ações e programas voltados para a população idosa, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa corumbaense.
Por: Da Redação