A Cultura sul-mato-grossense passa por um momento decisivo nos próximos meses e o setor artístico cultural ladarense está atuante nesse processo. Nesta terça-feira, 21 de agosto de 2012, a Fundação de Cultura e Esportes realiza uma Reunião Pública para apresentar a minuta do Plano Estadual de Cultura e uma Consulta Pública à classe artística cultural e sociedade civil de Ladário.
A ação tem como objetivo a participação de artistas ladarenses no processo de gestão de conteúdo da cultura tradicional. Os artistas de Ladário terão oportunidade de nortear diretrizes para políticas públicas dos próximos10 anos no Estado, conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Cultura. A Reunião Pública Cultural será realizada no Espaço Sociocultural (Cine Ladário) às 15h, com participação aberta a artistas ladarenses e sociedade civil. As metas do Plano Estadual de Cultura foram apresentadas no dia 2 de agosto, no Espaço Sociocultural, a artistas, artesãos, carnavalescos ladarenses, como passo decisivo para o reconhecimento, fortalecimento e apoio institucional à cultura tradicional de Ladário.
O encontro foi dirigido por Cláudia Medeiros, coordenadora do Processo de Elaboração do Plano Estadual de Cultura, com apoio da gerente da Fundação de Cultura e Esportes de Ladário, Wanessa Rodrigues. Projetos serão elaborados com base nas propostas apresentadas pela comunidade. A viola de cocho, uma das tradições criadas em Ladário, é uma das prioridades, ao lado do artesanato com o selo ladarense, as fantasias, alegorias e bateria de blocos, cordões e escolas ladarenses, além de literatura, representada por poetas e escritores da terra.
Os principais segmentos estiveram representados na reunião: Acelino Chumbo Grosso (poeta), Nilson Alves Arruda, João Bezerra e Helson Alba (carnavalescos, artesões e decoradores), Zizi, Benedita e Zilda (Associação de Artesães de Ladário); Sebastião Brandão (viola de cocho). (Reportagem: Nelson Urt/Imprensa)