A partir deste sábado (11) o Pronto Socorro Municipal de Corumbá passa atender a população pela entrada da rua 15 de Novembro. O acesso pela rua Colombo tica exclusivo para ambulâncias. A mudança também vale para o atendimento disponibilizado pelo plantão odontológico, que funciona no mesmo prédio. Já na segunda-feira, dia 13, começa a ser aplicado no local o acolhimento com classificação de risco.
“Isso quer dizer que a partir da próxima semana serão atendidos primeiros os pacientes mais graves, independente da ordem de chegada”, explicou o médico Rogério Takaki Bento, diretor clínico do Pronto Socorro. A medida faz parte da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) para agilizar o atendimento nas unidades de urgência e emergência de todo o País.
“Essa é uma tendência mundial, que diminuiu consideravelmente o risco de morte nas unidades de pronto-atendimento”, continuou Bento. Assim que der entrada no Pronto Socorro, o paciente será atendido por uma equipe de enfermagem, composta por um enfermeiro e um técnico, que vai identificar a gravidade da situação de saúde. Essa avaliação é que vai definir o tempo de espera do usuário.
“Todos que procurarem o PS continuarão sendo atendidos, a diferença é que os casos mais graves terão prioridade”, completou o diretor clínico do Pronto Socorro. Todos os profissionais envolvidos no atendimento, incluindo atendentes e auxiliares de serviços diversos, foram capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde para atuarem no núcleo de classificação de risco.
Classificação
De acordo com o Ministério da Saúde, a classificação de risco é uma ferramenta que, além de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendimento que não a ordem de chegada, tem também outros objetivos importantes, como garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado; informar o paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.
É importante também para promover o trabalho em equipe por meio da avaliação contínua do processo; dar melhores condições de trabalho para os profissionais pela discussão da ambiência e implantação do cuidado horizontalizado; aumentar a satisfação dos usuários e, principalmente, possibilitar e instigar a pactuação e a construção de redes internas e externas de atendimento.
Novas instalações
Reformado pela Prefeitura, o Pronto Socorro conta com salas de atendimento, de espera, recepção, banheiro público com acesso para cadeirantes, dois consultórios médicos; espaço com macas para atendimentos rápidos; sala de inalação; sala de medicação, gabinete odontológico, e uma área específica onde funcionará a classificação de risco. Todo o ambiente é climatizado.
A ampliação da estrutura física incluiu ainda serviços necessários nos sistemas hidráulico e elétrico do prédio. A sala de inalação hoje conta com uma rede de oxigênio, descartando os ultrapassados cilindros de oxigênio. A rede está interligada à usina que a Prefeitura implantou na Santa Casa de Corumbá.
Também integram a unidade uma sala de Raio-X ampliada e reposicionada para que o enfermo não precise mais sair do prédio para ser atendido; sala de atendimento ortopédico (aplicação de gesso); farmácia; sala de sutura; sala de curativo; banheiros para visitantes de pacientes em atendimento no local; sala de vacinas; observação pediátrica; sala de laudo de Raio-X; repouso para plantonistas (masculino e feminino); duas salas de observação (masculino e feminino); administração e uma copa.
Por: Da Redação