Melhorar as condições de atendimento aos 428 alunos da Rede Municipal de Ensino e, consequentemente aos 180 da Rede Estadual, no Distrito de Albuquerque, é o que pretende a Prefeitura de Corumbá que, agora em agosto, iniciou as obras de ampliação e reforma da Escola Municipal Rural Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres. Até o final do ano, o prédio passará a contar com mais duas salas de aula, além de uma reforma geral, inclusive de telhado, instalações hidráulicas e elétricas, bem como implantação de piso tátil para atender portadores de necessidades especiais.
Além dos alunos da Rede Municipal, a Escola Luiz de Albuquerque atende também jovens da Rede Estadual de Ensino que cursam o Ensino Médio. A ampliação e reforma, conforme o secretário de Educação, professor Hélio de Lima, vai permitir melhor atendimento a todos eles, como também aos professores e corpo administrativo do estabelecimento de ensino existente no Distrito de Albuquerque.
“Os serviços estarão concluídos neste segundo semestre e a escola, a partir de então, passará a contar com 10 salas de aula, sendo uma para a educação infantil e outra para informática, além de melhores dependências para os professores, diretoria, secretaria, além da copa/cozinha e banheiros”, explicou o secretário.
Hélio informa também que as obras não estão atrapalhando as aulas. “Todo cuidado foi tomado para, enquanto uma parte está em reforma, a outra continua atendendo os alunos, para não prejudicar o andamento do ano letivo”, comentou.
O projeto prevê inclusive a restauração completa do telhado do prédio, o mais antigo do local, que terá sua estrutura cuidadosamente restaurada. Outro serviço previsto é a instalação de cobertura para facilitar o acesso a todas as dependências da escola, evitando sol e chuva, com instalação de rampas e piso tátil, equipamentos de acessibilidade necessários para atender portadores de deficiências especiais.
As obras vão dar um novo visual à entrada do estabelecimento de ensino que passará a contar com um portal, a exemplo do que já ocorre em escolas da área urbana. Já a quadra poliesportiva coberta e iluminada, inaugurada em 2010, receberá melhorias, como nova pintura do piso, por exemplo. Nos serviços estão sendo investidos R$ 253.998,11, recursos próprios da municipalidade.
Por: Da Redação