Corumbá

Estátua do Marechal Rondon é depredada no Aeroporto

 

Estátua amanheceu caída nesta sexta-feira no Aeroporto (Foto: Vostor Viegas)

Os moradores do bairro Aeroporto tiveram uma triste surpresa na manhã desta sexta-feira, 03 de agosto. A estátua do Marechal Rondon, localizado na rua Edu Rocha, amanheceu no chão. A ação de vândalos vem causando revolta dos moradores dos bairros que pedem atitude das autoridades.

“Escutei o barulho e levantei, quando avistei três pessoas paradas com ferramentas derrubando a estatua. Não tive atitude no momento, porém pelo que pude ver, eles faziam com gosto. Pedimos às autoridades que tomem providências, já que este crime não pode ficar do jeito que está”, afirma Manuel Gomes da Silva, morador a dez anos do bairro Aeroporto

Apesar de serem visto depredando o monumento, os autores do crime não foram identificados. A estátua foi feita pela artista Izulina Xavier, e destinado para os moradores no bairro Aeroporto e teve um custo de aproximadamente R$ 12 mil.

“È triste nos depararmos com uma cena dessas. Nós moradores, sabemos a importância da estatua para a nossa cidade e nossa cultura. Este crime não pode ficar impune, já que os autores terão que aparecer. Um morador foi quem me avisou e imediatamente estamos tomando as providências cabíveis”, diz o presidente da Associação dos moradores do bairro Aeroporto, Augusto do Amaral, mais conhecido como Buxexa.

“Uma placa seria feita para contar a historia do Marcehal Rondon. Está não é a ´rimeira vez que isto acontece com as obras que esta grande artista vem idealziando para o nosso município, que além de encantar os olhos de quem aqui nos visita, poderá conhecer um pouco mais da nossa cultura”, afirma Buxexa.

Historia

Ainda estudante, teve participação nos movimentos abolicionista e republicano. Foi nomeado chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso. Foi então designado para a Comissão de Construção da linha telegráfica que ligaria Mato Grosso e Goiás.

O governo republicano tinha preocupação com a região oeste do Brasil, muito isolada dos grandes centros e em regiões de fronteira. Assim decidiu melhorar as comunicações construindo linhas telegráficas para o Centro-Oeste.

Rondon cumpriu essa missão abrindo caminhos, desbravando terras, lançando linhas telegráficas, fazendo mapeamentos do terreno e principalmente estabelecendo relações cordiais com os índios. (Capital do Pantanal)

 

Por: Da Redação