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Dia dos Pais irá movimentar cerca de 143 milhões de reais em MS

 

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul irá receber cerca de R$ 143 milhões de reais referentes à comemoração do Dia dos Pais. O valor é 36% mais alto do registrado no ano passado, quando a pesquisa do Instituto de Pesquisa Fecomércio – em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros, detectou que seriam injetados cerca de R$ 105 milhões. A sondagem foi realizada em onze municípios do Estado (Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas ), nos dias 17 a 20 de julho.

Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, o aumento da intenção de compras pode ser entendido pelo número de pessoas empregadas e, consequentemente, da renda familiar, além da percepção da estabilidade da economia brasileira. Um outro indicador favorável, segundo Edison, é a perspectiva de que os presentes serão comprados à vista. “É a hora e a vez dos comerciantes aproveitarem para aumentarem a liquidez, a rentabilidade financeira. Percebe-se que os consumidores querem desconto, preço compatível e, pela pesquisa, os comerciantes poderão nortear seus estoques e preços”. O pagamento à vista, citado por 54% dos entrevistados, mais os 12% que disseram que vão comprar no cartão de crédito, e a dívida parcelada em até três vezes, como citam 78% daqueles que vão se utilizar dessa modalidade, “são bons indicativos da diminuição do risco para os lojistas de inadimplência e devem definir a estratégia de vendas”, assegura Edison de Araújo.

Presentes – De acordo com mais de 60% dos entrevistados, a quantidade de presentes é de até dois, sendo homenageados os pais (63%), o esposo (16%), o sogro (10%) e o namorado (3%). O valor médio, de cada presente, no Estado, é de R$ 115,00, sendo que, em São Gabriel d´Oeste, os consumidores devem comprar presentes no valor – também médio – de R$ 167,00, seguido de R$ 136,00 em Corumbá e Ladário, R$ 122,00 em Naviraí, de R$ 111,00 em Campo Grande e de R$ 102,00 em Dourados.

Outros valores médios: Aquidauana e Anastácio, R$ 88,00, cada município, Paranaíba, R$ 91,00, Ponta Porã, R$ 112,00, e Três Lagoas, com R$ 105,00.

Entre os presentes citados na pesquisa, roupas e perfumes são, respectivamente, a preferência de 20% e 12% dos entrevistados. Na sequência, foram citados: carteiras (11%), relógio (6,8%) e cintos (5,8%).

Ao serem questionados sobre o que gostariam de ganhar, as respostas dos homenageados foram muito parecidas, sendo que os homens gostariam de ganhar perfumes (11%), roupas (11%), celulares (8%), calçados (7%), e tablet (6%). Dentro do rol de roupas, a preferência recai sobre os itens: camisa (25%), calça (20%), camiseta (15%) e bermuda (8%). Alguns desejam ganhar pijama (4%) ou cueca (5%), como também terno (2%).

Local das compras – Em Campo Grande, as lojas do centro são as indicadas por 44% dos entrevistados, sendo que 29% preferem comprar no Shopping Campo Grande e 20% no Shopping Norte Sul Plaza. Em Dourados, as lojas do centro também foram as indicadas por 62% dos consumidores, e outros 28% afirmaram que vão comprar presente no Shopping Avenida Center. 55% dos consumidores de Corumbá e Ladário garantiram que vão até as lojas do centro e outros 29% afirmaram que vão até as lojas do país vizinho, Bolívia. 12% informaram que devem adquirir o presente na Internet. Em Ponta Porã, 81% dos entrevistados afirmaram que vão comprar das lojas do centro e 13% expressaram o desejo de fazer compras no Paraguai. Excluindo estas cinco cidades, que possuem lojas em centros comerciais e do outro lado da fronteira, as lojas do Centro é a preferência da grande maioria, perfazendo quase 82% dos compradores, seguido da compra pela internet (6,5%) e de supermercados (5%).

Setor de serviços – A grande maioria dos entrevistados disse que pretendem passar o Dia dos Pais em casa (82%), outros 9% irão a restaurantes. Quase 5% disseram que pretendem viajar. Esta é uma indicação de que a permanência em casa deverá ativar o setor supermercadista, com vendas de alimentos e bebidas para a comemoração doméstica. Já os restaurantes terão um bom acréscimo de clientes no Dia dos Pais.

A pesquisa ouviu 1.766 pessoas, população economicamente ativa, que afirmaram efetuar algum tipo de gasto em relação ao Dia dos Pais, que hoje é a quarta data mais importante do calendário comercial do Estado.

A pesquisa completa você acessa no site da Fecomércio MS: www.fecomercio-ms.com.br