Trazendo novos espaços culturais e mais atrações, a 13ª edição do Festival de Inverno de Bonito foi declarada oficialmente aberta nesta quarta-feira (25). Com o grande público já visitando os lounges interativos e o pavilhão de artes, a solenidade de abertura foi realizada no Palco Fala Bonito, localizado na Praça da Liberdade. A abertura contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul Américo Calheiros, representando o governador André Puccinelli, da diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, do prefeito de Bonito, José Artur Soares de Figueiredo, e de autoridades da cultura do município.
Oficializando a abertura do evento com uma grande queima de fogos de artifício, o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul destacou a tradição que o Festival de Inverno se tornou ao longo das edições. “O encontro da arte com a natureza que o Festival proporciona é uma oportunidade de desfrutar de entretenimento com as belezas da região, é marca de sucesso deste evento. A diversidade das atrações juntamente com as renovações em cada edição contribuem para que o Festival cresça a cada ano. São inovações que beneficiam a todas as idades e que, com certeza, atenderão às expectativas da população de Bonito e daqueles que vêm até o município participar desta festa”, disse Américo Calheiros.
Este ano, o Festival de Inverno de Bonito traz um túnel temático em homenagem a um dos maiores poetas contemporâneos: Manoel de Barros. O visitante poderá acompanhar cada momento da poesia, repleto de poemas, desenhos e informações do universo mágico e profundo do poeta. Durante a abertura do Festival, foi entregue ao neto de Manoel de Barros, Thiago de Barros, uma homenagem ao poeta.
No túnel, são 100 metros de comprimento formados por uma estrutura em forro e madeira com 4,50m de altura por 7,0m de largura, em módulos a cada 5,0m. Nessa estrutura flocos que se assemelham a nuvens e também há 20 painéis com impressões de poemas e desenhos do poeta Manoel de Barros.
O cantor Sérgio Reis subiu ao Palco Fala Bonito cantando seus principais sucessos, distribuindo carisma para o público que rapidamente foi se aglomerando nas ruas laterais para acompanhar o show. Com músicas prontamente cantadas pelo público como “Disco Voador”, “Adeus Mariana”e “Morena Bonita”, o cantor passeou pelos principais estilos musicais que fazem parte do sertanejo, fazendo até releituras de músicas de cantores como Roberto Carlos. “A música sertaneja é tradicional e o público sempre tem essa preferência. É um estilo que vem dos pagodes antigos, da época do Tião Carreiro e demais violeiros. É um estilo imortalizado por vários artistas, inclusive a nova geração. Não perdi essa raiz por ter amigos artistas que vivem na região do pantanal e também pelas influências de cantores como o grande Dino Rocha”, disse o artista.
Em seguida foi a vez da cantora Alcione dar continuidade às atrações musicais do Festival de Inverno de Bonito, desta vez no palco da Grande Tenda, localizada na Praça do Festival. Apresentada pelo poeta sul matogrossense Emanoel Marinho, a dona de uma das vozes mais marcantes da música brasileira apresentou músicas da turnê nacional Duas Faces, comemorando seus 40 anos de carreira. “Estamos festejando meus 40 anos de carreira e o show trazido até esta cidade maravilhosa de Bonito é uma junção de músicas compostas na minha casa e outras na Mangueira. Vai ser um show muito bom, comparável à beleza que a cidade de Bonito possui”, destacou a cantora.
Por: Da Redação