Ladário

Militar de Ladário já integrou a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais

 

Wesley (equerda) em Paris, na França

O 3º Sargento Fuzileiro Naval, Wesley Conceição dos Santos Silva, teve a oportunidade de fazer parte da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, onde se apresentou em Paris (França) e no programa Criança Esperança.

Wesley é ladarense e atualmente está servindo no 6º Distrito Naval de Ladário, “assim que retornar ao Rio de Janeiro para cumprir mais uma etapa da minha vida militar, pretendo reintegrar a esta magnífica banda”, disse ao Pérola News.

Na noite desta terça (24), a Banda fez uma apresentação inédita em Corumbá, como parte de uma turnê pelo Brasil, em comemoração aos 204 anos de existência da instituição. O espetáculo aconteceu na Praça Generoso Ponce. O evento foi proporcionado pelo Comando do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Corumbá

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais mantém, com inegável orgulho, a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de 120 militares realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções.

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem seu aquartelamento estabelecido na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, recanto privilegiado da Baía da Guanabara.

Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais, presente da Rainha da Inglaterra para o USS Saint Louis, navio pertencente à Marinha Americana.

Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador “Tamandaré”, sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.

 

Por: Douglas Assad Arruda