CorumbáLadário

Ato marca comemorações dos 147 anos da Batalha do Riachuelo

 

Ceromônia dos 147 anos da Batalha do Riachuelo (Foto: Kleverton Velasques)

Solenidade militar marcou as comemorações pelos 147 anos da Batalha Naval do Riachuelo. A cerimônia aconteceu em Ladário, em frente ao prédio do Comando do 6º Distrito Naval, e foi presidida pelo contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante da guarnição.

“É uma satisfação contar com o povo de Ladário e Corumbá, representados pelos prefeitos José Antônio Assad (PT) e Ruiter Cunha (PT), participando conosco dessa cerimônia. É uma honra agraciarmos todas as personalidades que contribuíram com o estreitamento dos laços da instituição com a comunidade”, destacou o contra-almirante.

Na cerimônia, foi lida a ordem do dia do comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, que ressaltou a importância da Batalha do Riachuelo para a corporação, bem como da missão da Marinha nos dias atuais e o lugar ocupado pelo Brasil no cenário mundial.

Logo em seguida foi lida a mensagem da presidente Dilma Rousseff, que destacou a atuação da força naval na assistência às populações ribeirinhas e em todo centro oeste brasileiro, por meio dos navios hospitais.

Durante a solenidade, 17 personalidades foram condecoradas com a Medalha da Ordem do Mérito Naval. Personalidades civis e militares participaram da celebração da Data Magna da Marinha.

A data

O grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo é comemorado anualmente pela Marinha do Brasil em 11 de junho. É considerada pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A importância da vitória está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra. A situação se inverteu com a Batalha do Riachuelo, que garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias das operações de guerra. (Com informações da PMC)

Fotos

Clique AQUI e confira a galeria de fotos da solenidade.

 

Por: Da Redação