Corumbá

Nota dos Correios à matéria “Evander Vendramini questiona os serviços dos Correios em Corumbá”

 

Em resposta às informações contidas na matéria veiculada no site de notícias Pérola News/Jornal Pérola do Pantanal News “Evander Vendramini questiona os serviços dos Correios em Corumbá”, atribuídas ao vereador Evander Vendramini, os Correios tem a esclarecer que:

Diferentemente do que foi publicado, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, que é agente público do Governo Federal, prioriza em sua política de investimentos a melhoria contínua de sua estrutura, seus serviços e a valorização de empregados e de seus clientes, destinatário maior de todos os seus esforços.

Investimento contínuo

Foram investidos em Corumbá, apenas em 2012, mais de R$ 500 mil para a revitalização da Agência Central dos Correios. Anteriormente, já haviam sido feitos investimentos de amplitude semelhante, com a criação e implantação de um novo ponto de atendimento, a Agência Xaraés, na Av. Frei Mariano.

Investindo em sua melhoria contínua, os Correios melhoraram o efetivo de carteiros e atendentes em Corumbá, com a contratação no segundo semestre de 2011 de 6 carteiros e 1 atendente, em razão de seu último concurso. É importante ressaltar que os carteiros de Corumbá também fazem a distribuição de correspondências em Ladário, município contíguo.

Dificuldades

Os Correios e seus empregados-símbolo, os carteiros, têm enfrentado sérias dificuldades para realizar com excelência o trabalho de distribuição e entrega de correspondências e encomendas em Corumbá, em razão do endereçamento e identificação irregulares em grande número dos domicílios da cidade.

O principal problema encontrado é a repetição da numeração em imóveis – domicílios diferentes têm números iguais e desordenados ao longo de uma mesma rua. Além disso, há ruas com nomes repetidos em mais de um bairro.

Um exemplo é o que acontece no bairro Popular Velha. Na rua João Afonso há cinco imóveis de número 5, seis imóveis de número 4 e quatro imóveis de número 7, ao longo de sua extensão, de forma aleatória. Casos como esse são comuns: o bairro Cristo Redentor possui na rua São Paulo três imóveis de número 18; na rua Minas Gerais há três imóveis de número 6; na rua Simão Bolívar há quatro imóveis de número 5 e outros quatro imóveis de número 6, não-sequenciais e não-ordenados, dispostos aleatoriamente ao longo destas ruas.

Tal situação se verifica também com logradouros diferentes, mas de nomes idênticos: há três Alamedas 7. Em todas, há numeração repetida nos imóveis. Outra situação é o uso do número de quadra-lote como identificador do imóvel ou a falta da numerção do imóvel.

Esses fatores têm gerado atrasos na entrega motivados pela dificuldade dos carteiros em fazer chegar corretamente os objetos postais a seus destinatários, desencadeando transtornos experimentados pela população corumbaense. Por conseqüência, os carteiros têm sofrido assédio da população, insatisfeita com a qualidade do serviço prestado, chegando-se ao ponto de o profissional carteiro tirar seu uniforme ao término de sua jornada de trabalho, para não sofrer represálias no trajeto de volta à sua casa.

Além destes prejuízos, a ausência de numeração ou numeração irregular tem elevado as despesas dos Correios com o pagamento de horas extras e trabalho aos fins de semana aos carteiros, que tem empreendido todos os esforços em minimizar os impactos negativos dessa situação.

Normas

Os municípios, através de seus administradores públicos devem atender às normas legais de urbanização auxiliares aos serviços dos Correios. Essas normas estão contidas na legislação postal e no Plano Diretor de Distribuição Postal. O Plano é um conjunto de informações e recomendações que os municípios devem seguir para que os Correios possam cumprir com excelência a sua atividade-fim, que é a coleta, remessa, distribuição e entrega de correspondências e encomendas com regularidade, segurança e rapidez, para satisfação plena das expectativas do cidadão, destino maior de todos os esforços dos Correios em servir com qualidade.

Conforme determina a Portaria 567/2011 do Ministério das Comunicações, a ECT deverá realizar a entrega externa em domicílio nas localidades sempre que atendidas algumas condições, tais como: os logradouros e vias disponham de placas indicativas de nomes instaladas pelo órgão municipal responsável, os imóveis apresentem numeração de forma ordenada, individualizada e única.

Em Corumbá

Como as condições que garantem a distribuição postal, previstas em legislação, não estão sendo atendidas na cidade de Corumbá, a direção regional dos Correios em Mato Grosso do Sul agendou reunião com o Procurador do Ministério Público Federal – MPF no dia 5 de junho, na cidade, para tratar desse assunto, quando será solicitado o apoio daquela Instituição para resolução das dificuldades encontradas pelos Correios em garantir a prestação de seus serviços com excelência à população corumbaense.

Apoio do poder público e da população

Situação semelhante a que ocorre em Corumbá acontecia na cidade de Nova Andradina. Em audiência pública entre os Correios, a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Ministério Público e Associação de Moradores, foi definido um plano de ação para resolver definitvamente o problema. O apoio da Prefeitura, dos vereadores e da população foi fundamental para o sucesso da ação.

A Prefeitura Municipal regularizou a numeração e repassou aos moradores a nova numeração dos imóveis. Os imóveis foram então visitados e os moradores orientados a afixarem em suas casas o número correto fornecido pela prefeitura e a utilizarem esta identificação em todas as suas correspondências e também a informar aos remetentes de suas correspondências o novo endereço.

Compromisso em ser público e de qualidade

Os Correios trabalham para minimizar qualquer prejuízo à população e reafirmam seu compromisso de empresa pública empenhada em garantir o acesso de todos os cidadãos brasileiros ao serviço postal e contribuir para o crescimento do País. E a exemplo de outras empresas públicas, os Correios têm, em todos os locais em que atuam, o compromisso com o cidadão e o apoio do Governo Federal, para sua continuidade como bem público a serviço da sociedade.

*Assessoria de Comunicação – Correios – DR/MS

 

Por: Da Redação