Este é o quarto ano que, a Gerência de Meio Ambiente em parceria com Secretaria Municipal de Educação de Ladário, realizam a Semana do Meio Ambiente. Nos anos anteriores realizávamos palestras, oficinas e teatros (nas escolas, associações e projetos sociais) voltados à gestão de resíduos sólidos culminando na Mostra de Produção Sustentável, onde cada escola expunha seus trabalhos, que eram todos voltados ao Projeto “Ladário Mais Limpa”.
Pesquisando uma nova e atraente forma de continuarmos fazendo a educação ambiental no meio estudantil sem, contudo, torná-lo maçante para os jovens, que percebemos que o mundo cultural e artístico traz imaginários e estratégias mais universais. As artes são linguagens sublimes e planetárias apropriadas para internacionalizar nosso ideário. Na linha de pensamento do filósofo Arthur Schopenhauer, as artes aguçam a nossa sensibilidade para perceber a necessidade de transformações, no sentido de transcender nossa condição animal básica formando uma consciência mais desenvolvida na esfera ambiental e cultural.
Portanto, a partir desse pensamento, que a Gerência de Meio Ambiente e Secretaria de Educação de Ladário decidiram inovar a forma de se comunicar com a juventude e tornar o espaço escolar mais agradável e criativo. Para isso, decidimos organizar o 1º Ecofest Estudantil da Canção, Teatro e Dança, com o tema “Meio Ambiente”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, por compreender que “Educar através das linguagens artísticas consiste em uma das melhores formas para se comunicar com a juventude e chegar mais perto de seu universo, desconstruindo as formas rígidas de aprendizagem”. Além de levá-los a uma reflexão sobre o futuro do planeta Terra e consequentemente o futuro da espécie humana. (Com informações da Gerente de Meio Ambiente – Secretaria de Desenvolvimento Integrado)
Por: Da Redação