Estado

Estado registra queda de 81% de casos graves de dengue em 2012

 

Mato Grosso do Sul fecha o primeiro quadrimestre de 2012 com a queda em 81% dos registros de casos graves de dengue em comparação ao ano passado. Os dados foram publicados nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Saúde, em um balanço feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.

Os dados também apontam que de janeiro a abril de 2012 foram registrados no Estado, 19 casos graves de dengue, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados 102 casos graves da doença.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Eugênio de Barros Martins, os dados mostram o resultado do trabalho conjunto entre a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e a população, porém mesmo com a redução nos índices, as medidas de prevenção e o alerta devem ser mantidos. “Este ano tivemos índices da dengue muito menores em relação a anos anteriores. É uma redução conquistada pela conscientização da população e os trabalhos das secretarias de saúde. Anteriormente tivemos anos epidêmicos, o que contribuiu para que fossem tomadas medidas constantes para extinguir os vetores da doença, como o mosquito Aedes Aegypti. Mas é necessário que os cuidados continuem, não devemos baixar a guarda”, alertou o secretário.

Além das ações de combate aos vetores que contribuíssem para a proliferação do mosquito da dengue, as condições climáticas de 2012 em Mato Grosso do Sul ajudaram na redução dos índices. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) continuará com os investimentos para a aquisição de novos equipamentos, como bombas de pulverização individuais, para auxiliar no combate à dengue. “Tivemos um clima atípico este ano, o que ajudou a retardar a reprodução do mosquito. Vamos manter os investimentos para adquirir novas bombas, para que sejam utilizadas na vistoria em residências. O combate ao vírus da dengue será constante, já que temos registrado casos do sorotipo 4 no Estado. Mesmo que este sorotipo tenha demorado a aparecer em Mato Grosso do Sul, em comparação a outros Estados do Brasil, continuaremos as ações de combate”, disse Eugênio Barros.

O número de óbitos também apresentou uma redução em seus índices. Enquanto em 2011 foram registrados dois óbitos no primeiro quadrimestre, em 2012 há apenas um óbito em investigação.

No Brasil, o número de óbitos por dengue caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2010. Enquanto naquele ano foram registradas 467 mortes pela doença entre janeiro e abril, o primeiro quadrimestre deste ano teve 74 óbitos.

 

Por: Da Redação