O prefeito José Antonio lançou na noite desta terça-feira, 24 de abril, o Calendário de Eventos 2012 de Ladário, oportunidade em que apresentou balanço do Carnaval 2012. Os organizadores estimam que mais de 45 mil pessoas passaram pelo Espaço da Folia, que incluía a avenida 14 de Março na confluência com a rua Riachuelo, onde foi montado o palco, camarote e arquibancadas, durante as cinco noites do evento.
A Prefeitura, a Fundação de Cultura e Esportes e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul aprovaram o formato da festa ladarense, mas o prefeito José Antonio apresentou propostas para incrementar o Carnaval 2013, independentemente de quem assuma a gestão municipal a partir de janeiro. “Queremos lançar uma grande escola de samba e incrementar os bailes de salão com o carnaval dos Velhos Temos, como este ano realizamos na SSCH”, ressaltou o prefeito. “O importante é construir um Carnaval das comunidades, das nossas instituições e do nosso povo, mantendo o jeito de ser ladarense, sempre alegre, hospitaleiro e solidário”, acrescentou.
O formato comercial com 45 barracas de refeições e bebidas na avenida 14 de Março será ampliado, com curso de capacitação para que os comerciantes ofereçam pratos típicos da região aos turistas. No espaço também foram montadas 34 barracas com toda a infraestrurura oferecida pela Prefeitura, ocupadas gratuitamente pelos donos dos blocos para custear as despesas no Carnaval. Mais de 130 pessoas trabalharam nas barracas. Cada barraca estava avaliada em R$ 150 para as cinco noites para comerciantes que não pertenciam aos blocos. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul repassou verba de R$ 45 mil à Liga de Blocos e Cordões de Ladário.
Outra medida será fazer um levantamento das receitas e despesas dos comerciantes durante os cinco dias para se apurar despesas e faturamento dos vendedores, além de se procurar definir quanto o turista gasta na cidade durante o Carnaval. “Na organização, o ponto forte do nosso Carnaval foi a segurança, pois contamos com 30 homens de uma empresa privada, 25 guardas municipais e 40 policiais militares diariamente, no circuito carnavalesco”, acentuou José Antonio.
No tocante ao Calendário 2012, além dos eventos tradicionais como o São João Pantaneiro, a Festa da Padroeira, o Aniversário da Cidade, Festival de Fanfarras e Festa do Peixe, este ano será lançado o Pantanal Gospel, festival de música que vai reunir bandas evangélicas no palco da avenida 14 de Março. Lançado em 2011, o Réveillon Popular será incrementado. “Ficou comprovado que temo um bom público para o Réveillon”, atestou José Antonio, ressaltando mais uma vez o item segurança como atrativo em Ladário. Além da apresentação de um vídeo institucional com os melhores momentos do Carnaval 2012, foi distribuído o Calendário de Eventos. José Antonio lembrou que o calendário não está “engessado” e que outros eventos ainda poderão ser incluídos no roteiro oficial. (Assessoria de Imprensa da PML)
Confira a programação de maio a dezembro:
MAIO
12 – Seresta das Mães
JUNHO
07 A 09 – Pantanal Gospel
11 – Batalha Naval do Riachuelo
12 – Seresta dos Namorados
15 a 24 – Festa de São João Pantaneiro
AGOSTO
11 – Seresta dos Pais
11 – Dia do Estudante
SETEMBRO
02 – Aniversário da Cidade
07 – Festival de Fanfarras
08 – Festa do Peixe
OUTUBRO
15 a 24 – Festa da Padroeira Nª Sª dos Remédios
NOVEMBRO
17 – Festival da Consciência Negra
DEZEMBRO
06 a 13 – Semana da Marinha
13 – Dia do Marinheiro
13 – Inauguração da Decoração e Iluminação Natalina
13 – Concerto de Santa Cecília no Pórtico da Marinha
20 a 23 – Cantata Natalina
31 – Réveillon Popular
Por: Da Redação