Como parte integrante da programação dos 40 anos da Academia de Literatura e Estudos de Corumbá (ALEC), será realizada uma exposição individual de Lidio Sampaio, com várias peças de entalhes em madeira, uma apresentação da arte e domínio deste artesão humilde, mas que tem uma grandeza perceptiva sem igual.
A exposição acontece no dia 31 de março, às 9 horas, na sede do IMNEGRA (Instituto da Mulher Negra do Pantanal). A mostra de Lidio Sampaio abre as festividades dos 40 anos do grupo ALEC.
Lidio Sampaio
Lidio Sampaio é corumbaense da gema. Ele começou a produzir suas peças de entalhe em madeira há mais ou menos uns vinte anos atrás, buscando inspiração na paisagem pantaneira, principalmente o enfoque nas aves que sobrevoam o imenso Pantanal.
Como todos os que se dedicam a uma atividade cultural, Lidio também labuta por um espaço. Ele teve como passo inicial exposições na Casa do Artesão, lojas e até mesmo em feiras livres, o que levou a sua modesta produção a ser conhecida e solicitada até a Capital do estado, sem contar com outras participações em Corumbá, Ladário e até Bolívia.
Lídio foi instrutor de artes em madeira num Projeto da Cidade Dom Bosco. Ali, naquele espaço, descobriu-se frente a frente com um novo desafio: produzir esculturas sacras, uma vez que católico de quatro costado, enfocou-se neste diretriz como forma de agradecer a Deus. Por isso, dedicou-se a fazer esculturas de São Vicente de Paula, Jesus Cristo, Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora do Pantanal e Nossa Senhora dos Remédios, sendo esta última à única que se encontra em seu poder.
Muitas de suas imagens sacras foram expostas na Igreja São Vicente de Paula, Poxoréu (MT) e em presépios.
Por uma ocasião, esteve aqui em Corumbá o então ministro de Cultura Gilberto Gil que recebeu de presente uma de suas obras. Até mesmo a roqueira Rita Lee adquiriu uma de suas peças: ‘As Cobras’.
Lidio tem um curriculum invejável. Ele participou de inúmeros Encontros, Congressos, Mostras, Conferências, edições do Festival América do Sul, Noite de Autógrafos do livro Raízes Pantaneiras e Semana do Meio Ambiente.
Ele continua uma pessoa simples, recebendo todos com um amplo sorriso em sua banca, na feira de domingo.
Lidio Sampaio Faz parte da equipe do projeto Passa na Praça/que a Arte te abraça. (Com informações de Benedito C. G. Lima)
Por: Douglas Assad Arruda