Numa parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul acontece nesta sexta-feira (16) um encontro que visa divulgar as condições da Linha de Financiamento de Desenvolvimento do Turismo Regional – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). A reunião acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na sala Heliophar Serra, em Campo Grande.
O principal objetivo do encontro é orientar e informar sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, administrado pelo Ministério da Integração Nacional e pelo Conselho Deliberativo da Sudeco, em conjunto com o Banco do Brasil. A orientação pretende apoiar e direcionar os empresários sobre o acesso aos recursos dispostos para o setor. Além da reunião, a Sudeco e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizarão oficina direcionada aos empresários do setor do turismo, com orientações sobre a forma de elaboração de propostas.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Turismo de MS, Nilde Brun, o intuito do encontro é orientar e estimular os empresários a buscarem os recursos disponíveis junto ao FCO. “As condições para tomada desses empréstimos são extremamente atrativas, com longos prazos de pagamento e baixas taxas de financiamento. Oportunidade para o empresário que pretende investir em seu empreendimento turístico”, afirma Nilde.
Para o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, “o FCO comprova sua eficiência como instrumento de política de desenvolvimento regional, ao atrair novos investimentos e fortalecer a economia do Centro-Oeste. E, uma iniciativa como essa irá, sem dúvida, contribuir para aumentar a demanda por investimentos de longo prazo e, por conseguinte, incrementar o volume de recursos destinados ao segmento de turismo”.
A iniciativa faz parte do trabalho e estratégia da Fundação e Turismo do Estado em divulgar as ferramentas de crédito disponíveis aos empresários de Mato Grosso do Sul, conferindo maior visibilidade e estimulando a se tornarem cada vez mais empreendedores.
Participam da reunião o Governador de Mato Grosso do Sul, Secretários de Turismo de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, representantes da Sudeco, a Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso do Sul, Banco do Brasil e empresários do setor.
Financiamentos – FCO
Com o objetivo de facilitar a implantação, ampliação e modernização de todos os empreendimentos integrantes da cadeia produtiva do turismo (hotéis, agências de viagens, organizadoras de eventos, restaurantes, bares, etc), o governo federal tem disponibilizado linhas de financiamento específicas aos empresários do Estado de Mato Grosso do Sul.
Entre as principais, destaca-se a Linha de Financiamento de Desenvolvimento do Turismo Regional – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que proporciona prazos bem atrativos, podendo chegar a 20 anos, no caso de hospedagem, aliados a taxas de juros competitivas, que variam de 6,75% a 10,0% ao ano, dependendo do porte do empreendimento.
Programação:
Dia 16 – Sexta-feira
9h – Abertura do Evento
Palestras:
9h30 às 10h30 – Diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado.
Temas: FCO – Linha de Financiamento de Desenvolvimento do Turismo Regional; Capacitação de mão-de-obra no Centro-Oeste; e Inscrição da Sudeco e das Secretarias de Turismo do Centro-Oeste nas Feiras Internacionais.
10h30 às 10h45 – Coffee Break
10h45 às 11h30 – Apresentação do Banco do Brasil. sobre o “FCO – Linha de Financiamento de Desenvolvimento do Turismo Regional”.
Intervalo para o almoço
14h às 18h – Oficina de Trabalho. Tema: “Ações para dinamização das aplicações com recursos do FCO junto ao Segmento de Turismo”.
Facilitadores: Diretor-Superintendente, Marcelo Dourado, diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos, Cléber Ávila, e coordenadora-geral do FCO, Hélen Cássia Nunes (Sudeco).
Debates:
• Banco do Brasil S.A. (Áreas de Governo, Comercial e de Crédito);
• Secretarias de Turismo dos Governos do DF e dos Estados de MS, GO e MT; e
• Público em geral.
Por: Da Redação