Estado

Governo investe em capacitação e forma 302 novos sargentos

Governador de MS André Puccinelli (PMDB) na formatura do curso de sargentos da PM

 

O governador André Puccinelli participou na manhã desta quarta-feira (15) da solenidade formatura dos 302 terceiros sargentos que participaram do Curso de Formação de Sargento da Polícia Militar 2011/2012. A capacitação teve como objetivo preparar a habilidade, conhecimento e atitude dos cabos e soldados, que frequentaram durante sete meses aulas práticas e teóricas. O curso proporcionou aos policiais a oportunidade de crescimento profissional.

Governador de MS André Puccinelli (PMDB) na formatura do curso de sargentos da PM

Durante a solenidade, os três sargentos que se destacaram durante o curso e obtiveram as melhores médias receberam a divisa separadamente. O governador André Puccinelli entregou a condecoração ao primeiro lugar, o 3° sargento Marcos Vinicius da Costa Masias. Já o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, conferiu ao 3° sargento Geise de Oliveira Bomfim o distintivo, e encerrando a lista, o coronel David fez entrega da divisa ao 3° sargento Helton Riqueti Rodrigues, representando todos os demais formandos, que tiveram suas divisas entregues por seus padrinhos e madrinhas.

Para o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), coronel Carlos Alberto David dos Santos, os recém formados têm a responsabilidade de liderar grupos e equipes que antecedem a hierarquia da polícia, possibilitando ascensão profissional aos policiais. Ao longo do curso eles puderam aprimorar conhecimentos adquiridos, podendo orientar outros PMs, bem como auxiliar oficiais e até mesmo comandar guarnições.

“Esta formatura é um desejo antigo da tropa. Há seis anos esperávamos por uma oportunidade de levar nossos sargentos a aprimorar técnicas profissionais e participar de cursos de aperfeiçoamento. O governador nos proporcionou isso, e esta formação sólida, competente e reconhecida pelo Estado reflete em profissionais mais capacitados”, afirmou o coronel David.

Os 302 formandos da turma 2° sargento José Ferreira dos Anjos Neto foram promovidos ao cargo de 3º sargento da Polícia Militar. Dentre eles 25 mulheres e 277 homens, que a partir de agora vão reforçar a segurança pública no Estado. Os novos sargentos passaram pelo Processo Seletivo Interno para ingresso do Curso de Formação de Sargentos da PM, além de 1.115 horas de aulas práticas e teóricas.

Em seu discurso, o 3° sargento Gustavo Santana Proença, orador da turma, agradeceu primeiramente a Deus, aos familiares e aos instrutores que compartilharam parte de seus conhecimentos. “Agradecemos aos nossos instrutores que foram orientadores e amigos, guias e companheiros nos ensinando o segredo da caminhada”. O sargento encerrou seu discurso dizendo que os novos sargentos assumem um compromisso de, através de seu trabalho e profissionalismo, defender a população e os mais necessitados e edificar ainda mais o nome da instituição.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, lembrou a importância da qualificação dos cabos e soldados para o contingente de polícia estadual. “Esta capacitação é muito importante, pois estes profissionais exercem a chefia das equipes que estão nas ruas, são eles que vão exercer o comando operacional da instituição. Estando melhor capacitados, poderão desenvolver esta função com mais competência e principalmente efetividade”, pontuou o secretário.

O governador André Puccinelli ressaltou que os investimentos para o setor de segurança pública, uma das prioridades de seu governo, estão demonstrados com maior número de efetivo, mais de mil novas viaturas adquiridas, além de coletes, armamentos, munições e investigações, ações que refletem em uma atuação mais forte nas ruas.

“Estamos investindo em Segurança Pública e investir em qualificação acarreta melhorias nos serviços prestados a população. Há cerca de seis anos não tínhamos um curso de formação e em 2010 pudemos propiciar os cursos de formação de sargentos. Hoje podemos ver a alegria de mais de 300 novos terceiros sargentos sendo promovidos e observar que pudemos possibilitar o direito à ascensão da carreira militar”, disse o governador André Puccinelli.

“Desejo a todos sucesso na missão, com respeito à hierarquia e à disciplina, trabalhando pelo Estado e pelo povo de Mato Grosso do Sul”, finalizou o governador.

 

Por: Da Redação