Ladário

Prefeitura e Marinha iniciam operação Ladário Limpa e Sem Dengue

Marinheiros distribuíram folhetos no bairro Santo Antônio

 

Marinheiros distribuíram folhetos no bairro Santo Antônio
Agentes comunitários de Saúde e professores participaram da ação

A Prefeitura de Ladário começou segunda-feira, 23 de janeiro, a Operação Ladário Limpa e Sem Dengue por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de Educação e Desenvolvimento Integrado, com apoio da Marinha. “É uma megaoperação para reforçar tudo o que já vem sendo feito na cidade na prevenção e combate à proliferação da dengue, tanto na limpeza da cidade como na eliminação de focos de mosquitos transmissores”, destacou o secretário municipal de Saúde, Cleber Colleone.

Nesta terça, 40 marinheiros, coordenados pelo tenente Mário Marcos Rocha, trabalharam ao lado de dez agentes comunitários da Saúde, dois professores e dois técnicos do Núcleo de Zoonoses da Prefeitura na distribuição de folhetos e orientação à população no bairro Santo Antonio. “É um trabalho em conjunto, que envolve inclusive a Educação e Assistência Social na questão de conscientização da população”, afirmou Colleone. “Os moradores estão bem receptivos e dispostos a colaborar”, afirmou o tenente Rocha, ele mesmo morador do bairro Santo Antônio.

A previsão é que a dengue tipo 4, ainda sem casos registrados na região, comece a se proliferar neste verão. “O vírus está descendo pela Amazônia, já atingiu a Bolívia e deve entrar em Corumbá e Ladário pela fronteira, então temos de tomar medidas ainda mais rigorosas e fazer com que a conscientização da população seja intensificada para não sermos atingidos por uma epidemia”, acentuou o secretário Cleber Colleone.

Na primeira etapa da operação, até sexta-feira, deve ser feito o trabalho de conscientização, preparando os moradores para o tipo de estratégia que será desenvolvida pelas equipes da Prefeitura e da Marinha a partir da segunda etapa, que começa segunda-feira com o grande mutirão de limpeza para coleta de todo o lixo e entulho armazenado na cidade, quando a Marinha estará disponibilizando um ônibus e dois caminhões.

ÍNDICE MODERADO

Com 26 casos de dengue notificados e incidência de 134,4 pontos, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Ladário possui risco moderado de infestação do vírus transmissor da dengue. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

 

Por: Da Redação