Viajar de ônibus entre Campo Grande e Bonito e Campo Grande e Corumbá a turismo ou qualquer outra motivação vai ser uma experiência diferente para o passageiro a partir do Programa Viagem Feliz. Com o início efetivo das melhorias implementadas pelo programa, o usuário deve perceber mudanças significativas na estrutura e nos serviços. Os dois itinerários são os primeiros contemplados, mas há possibilidade de que a iniciativa seja estendida para outras rotas do sistema rodoviário intermunicipal.
Os veículos que atenderão as linhas incluídas no “Viagem Feliz” foram escolhidos dentre a frota das empresas participantes, levando-se em conta aqueles mais novos, em condições de proporcionar maior conforto ao passageiro, com todos os equipamentos em perfeito funcionamento e cumpridas todas as exigências da legislação vigente.
Ar condicionado; capas para encosto de cabeça, em tecido, em todas as poltronas; água gelada em copos; saquinhos de lixo individuais; e aparelho de TV para reprodução de filmes, shows etc. durante o percurso são alguns dos benefícios e comodidades disponibilizados. Além da estrutura, a pontualidade, a cordialidade no trato com os passageiros, a segurança e conforto são quesitos importantes para os quais as operadoras foram capacitadas.
No início da viagem, o motorista sempre irá se apresentar aos passageiros e prestar informações pertinentes. Os uniformes e a apresentação pessoal do condutor e do cobrador em condições adequadas também são regras.
Todos os carros que atenderem os itinerários do programa deverão estar autorizados pela Agepan para portar o Selo de Qualidade “Viagem Feliz”, com numeração específica, que deverá estar afixado no para-brisa dianteiro. O uso dessa certificação deve seguir o que está previsto no regulamento do programa. Os veículos portarão ainda Certificado de Vistoria Veicular também específico para o “Viagem Feliz”.
Procedimentos escritos para situações de emergência, bem como números de telefones úteis e outras informações importantes deverão estar disponibilizados aos motoristas na pasta de documentos que o veículo porta, de forma organizada e de fácil acesso.
Informação, orientação e fiscalização
No início de cada viagem, será exibido um vídeo que traz esclarecimentos sobre o programa “Viagem Feliz”, faz recomendações e informa sobre o direito e os deveres do passageiro, bem como disponibiliza números de telefones para reclamações, denúncias e/ou informações, a respeito da qualidade do serviço prestado. Traz, também, algumas informações turísticas da região de destino.
Durante a primeira semana do início do programa, todas as poltronas terão disponível uma cartilha de bolso com as informações contidas no vídeo, além de outras complementares. Após esse período, a distribuição vai ser feita nas viagens de fim de semana – considerando que os passageiros que viajam de 2ª a 6ª feira são habituais da linha, e que aos sábados e domingos as informações atingirão os passageiros eventuais.
A fiscalização da Agepan fará o monitoramento do atendimento dos quesitos do programa, mediante checagem de itens específicos, fazendo, inclusive, entrevistas com passageiros durante a viagem, baseados em questionário próprio. A Ouvidoria da Agência também fará o monitoramento das chamadas telefônicas desses destinos, utilizando o mesmo questionário que a fiscalização para as entrevistas com os passageiros que entrarem em contato.
Em determinados períodos vão ser feitas pesquisas nos desembarques de viagens; próximo aos guichês de vendas de passagens nos terminais rodoviários e em outros locais considerados importantes. Com isso, a Agência acompanha o desenvolvimento do programa e a percepção dos usuários do transporte intermunicipal.
As informações recebidas por intermédio da fiscalização, ouvidoria e pesquisas realizadas serão utilizadas para corrigir problemas, melhorar a eficiência do sistema e implementar novas soluções.
Piloto
O Programa “Viagem Feliz” é um programa piloto, que será implementado e monitorado pelos próximos dois anos, período em que serão feitas as correções de rumo e as mudanças para a melhoria do sistema como um todo.
Para isso, a Agepan destaca que é muito importante a colaboração dos usuários, fazendo contato, informando sobre eventuais problemas ocorridos e dando sugestões para a melhoria do serviço.
Por: Da Redação